sicnot

Perfil

País

Passos Coelho na quinta-feira em Riga para cimeira da Parceria Oriental

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, desloca-se na quinta-feira a Riga, para participar na cimeira da Parceria Oriental, que juntará os chefes de Estado e de Governo da União Europeia e os líderes de seis antigas repúblicas da União Soviética.

Esta IV cimeira entre os 28 e os seus parceiros a Leste tem lugar, a poucos quilómetros da Rússia, num contexto ainda de relações muito frias entre a UE e Moscovo, devido ao conflito na Ucrânia, que teve origem precisamente numa anterior cimeira da Parceria Oriental, em novembro de 2013, em Vilnius.

Nessa cimeira celebrada na capital da Lituânia, o então presidente ucraniano Viktor Ianukovitch renunciou, à "última hora", a assinar o acordo de associação que havia sido negociado entre Kiev e os seus parceiros europeus -- uma aproximação que foi sempre do desagrado do Kremlin -, levando a manifestações que acabariam por ditar o seu afastamento do poder e provocar o conflito separatista no país, que ainda prossegue, ano e meio depois.

No atual cenário, nenhum dos seis países a Leste da UE que fazem parte da parceria, Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, República da Moldávia e Ucrânia, estão sequer próximos de uma eventual adesão ao bloco europeu, e a parceria avança lentamente, sob o olhar atento de Moscovo, que na terça-feira, pela voz do seu chefe de diplomacia, Serguei Lavrov, voltou a advertir que não permitirá que uma aliança seja construída em prejuízo da Rússia.

Deste modo, não estão previstas grandes decisões na cimeira -- Ucrânia e Geórgia gostariam, por exemplo, de avanços com vista a um acordo de isenção de vistos, o que ainda não irá suceder -, e um dos poucos resultados aguardados é a assinatura, à margem da reunião, de um documento a confirmar a libertação de uma nova tranche, no montante de 1,8 mil milhões de euros, da ajuda da UE à Ucrânia (que acabaram por assinar o acordo de associação em junho de 2014). 

Também à margem da IV cimeira da parceria oriental, e em virtude de os líderes da UE se encontrarem em Riga, estão previstos encontros bilaterais em busca de progressos numa das questões que tem dominado a atualidade europeia, o programa de assistência à Grécia, em virtude de ser cada vez mais urgente para Atenas um acordo com os seus parceiros e credores europeus, face aos problemas de liquidez dos seus cofres públicos.

Portugal estará representado na cimeira da parceria oriental pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que participa na quinta-feira num jantar de trabalho dos chefes de Estado e de Governo, regressando a Lisboa na sexta-feira de manhã, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.



  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC