Rui Machete aponta terrorismo como aspeto negativo da globalização
20.05.2015 19h07
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, apontou esta quarta-feira o terrorismo como um dos aspetos negativos do fenómeno da globalização e alertou para a necessidade de adaptar soluções globais a locais concretos.

Rui Machete considerou que o conceito de globalização "não é rigorosamente preciso nos seus limites" e defendeu que "é mais descritivo do que propriamente um valor ou muito positivo ou muito negativo". (Arquivo)
Evan Vucci / AP
O chefe da diplomacia portuguesa, que falava num almoço com embaixadores no âmbito das Conferências do Estoril, sublinhou que "o terrorismo hoje concretizado no extremismo islâmico é uma evidência clara dos aspetos negativos do fenómeno da globalização".
"O extremismo islâmico, o 'jihadismo', é um fenómeno que evidencia claramente como os problemas que se tornam mais alargados vão influenciando um maior número de países. Os Estados vão diminuindo a capacidade de as suas fronteiras serem barreiras para esses movimentos e obrigam a respostas cada vez mais alargadas, cada vez mais internacionalizadas, cada vez mais globais", sustentou.
No entanto, o ministro apontou também aspetos positivos da globalização, no que respeita à investigação, à cooperação de instituições científicas para dar respostas a "problemas que afligem a humanidade", dando como exemplo a luta contra o cancro.
Rui Machete considerou que o conceito de globalização "não é rigorosamente preciso nos seus limites" e defendeu que "é mais descritivo do que propriamente um valor ou muito positivo ou muito negativo".
O ministro referiu ainda que o fenómeno da globalização é também "acompanhado pela necessidade de encontrar respostas que sejam circunscritas a lugares específicos".
"É preciso encontrar soluções que não são apenas globais, mas têm de se adaptar a circunstâncias concretas. O fenómeno da globalização hoje já não pode ser visto apenas como um fenómeno positivo, mas como uma descrição que acentua certos aspetos das relações complexas que se estabelecem, mas sem esquecer que existem aspetos que têm de ser vistos da perspetiva local dos agentes, dos atores, que procuram a modificação", concluiu.
As Conferências do Estoril, que decorrem no Centro de Congressos do Estoril até dia 22 de maio, têm como objetivo debater problemas globais.
Esta edição tem como temas principais a educação, o papel da Europa no mundo, a crise financeira, as novas formas de poder e democracia e o diálogo entre religiões.
Relacionados
- 0:50
Portugal garante à NATO apoio à resolução da crise no Mediterrâneo
A crise da imigração no Mediterrâneo foi um dos assuntos da reunião entre o secretário-geral da NATO e o ministro dos Negócios Estrangeiros. No final do encontro, Rui Machete garantiu que Portugal está ao lado da Aliança Atlântica neste novo desafio.
- 0:54
Rui Machete diz que há novo clima de diálogo com EUA sobre base das Lajes
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a visita de congressistas norte-americanos às Lajes, nos Açores, é um bom sinal. Os Estados Unidos anunciaram há mais de dois anos a intenção de reduzir o número de pessoal militar na base e desde então o governo português procura encontrar uma solução para minimizar o impacto da decisão na ilha Terceira. Rui Machete admite que o diálogo entre os dois países não começou bem, mas diz que agora há um novo clima nas negociações.
- 0:08
Machete diz que será sempre um esforço muito grande para um país pequeno receber refugiados
Rui Machete diz que para um país pequeno receber refugiados será sempre um esforço muito grande. Questionado sobre a quota de 700 refugiados prevista pela Comissão para Portugal, o ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que o tema não foi discutido no Conselho desta segunda-feira, em Bruxelas.
Na Homepage
- 2:26
Conselho de Procriação Medicamente Assistida faz duras críticas ao veto do Tribunal Constitucional
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as barrigas de aluguer prejudica famílias e vai afastar os dadores. Já os juízes argumentam que é preciso esclarecer normas fundamentais.
26.04.2018 às 15h08
-
- 0:47
Bloco apresenta quatro projetos de lei para proteger inquilinos mais frágeis
26.04.2018 às 13h55
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
26.04.2018 às 13h37
-
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
26.04.2018 às 13h24
-
Dois pescadores assistidos na praia de Cortegaça depois de barco ter virado
26.04.2018 às 15h45
-
- 0:52
- 3:03
Manifestações de apoio aos pais de Alfie impedidos de o levar para Itália
A justiça britânica rejeitou um novo recurso dos pais do bebé Alfie, que está em estado semivegetativo. O objetivo era levar o menino para Itália, para ser assistido numa unidade pediátrica no Vaticano. Os pais não querem que as máquinas sejam desligadas, mas os médicos defendem que os tratamentos são inúteis.
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26