sicnot

Perfil

País

Vinte e uma regiões com risco muito alto de exposição à radiação UV

Vinte e uma regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(EPA/ Arquivo)

(EPA/ Arquivo)

ARSHAD ARBAB

De acordo com o IPMA, Bragança, Braga, Aveiro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Sagres, Santarém, Sines, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA adiantou ainda que Santa Cruz das Flores (Açores), Funchal e Porto Santo (Madeira) apresentam hoje risco alto, enquanto Horta e Ponta Delgada (Açores) estão com níveis moderados e Angra do Heroísmo (Açores) baixos.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Segundo o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando, no Algarve, de leste a partir do início da manhã e rodando gradualmente para oeste.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de nordeste, com rajadas da ordem de 60 quilómetros por hora até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista pequena subida de temperatura, sendo em especial da máxima e nas regiões norte e litoral centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 14 e 27 graus Celsius, no Porto entre 11 e 23, em Bragança entre 5 e 22, em Viseu entre 8 e 21, em Coimbra entre 11 e 25, na Guarda entre 6 e 18, em Castelo Branco entre 11 e 25, em Portalegre entre 13 e 25, em Leiria entre 8 e 24, em Santarém entre 12 e 27, em Évora entre 11 e 27, em Beja entre 12 e 30 e em Faro entre 18 e 25.



Lusa

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.