sicnot

Perfil

País

Vinte e uma regiões com risco muito alto de exposição à radiação UV

Vinte e uma regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(EPA/ Arquivo)

(EPA/ Arquivo)

ARSHAD ARBAB

De acordo com o IPMA, Bragança, Braga, Aveiro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Sagres, Santarém, Sines, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA adiantou ainda que Santa Cruz das Flores (Açores), Funchal e Porto Santo (Madeira) apresentam hoje risco alto, enquanto Horta e Ponta Delgada (Açores) estão com níveis moderados e Angra do Heroísmo (Açores) baixos.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Segundo o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando, no Algarve, de leste a partir do início da manhã e rodando gradualmente para oeste.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de nordeste, com rajadas da ordem de 60 quilómetros por hora até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista pequena subida de temperatura, sendo em especial da máxima e nas regiões norte e litoral centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 14 e 27 graus Celsius, no Porto entre 11 e 23, em Bragança entre 5 e 22, em Viseu entre 8 e 21, em Coimbra entre 11 e 25, na Guarda entre 6 e 18, em Castelo Branco entre 11 e 25, em Portalegre entre 13 e 25, em Leiria entre 8 e 24, em Santarém entre 12 e 27, em Évora entre 11 e 27, em Beja entre 12 e 30 e em Faro entre 18 e 25.



Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.