sicnot

Perfil

País

Fogo continua em Ponte de Lima, mas passagem do rali ainda pode ser viável

O incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração, no concelho de Ponte Lima, manteve-se ativo com duas frentes esta madrugada, mas os bombeiros acreditam ser possível a passagem do Rali de Portugal. 

SIC

"Conseguimos desviar o fogo do troço do Rali [de Portugal]. Se tudo correr bem, a minha perspetiva é que o Rali vai decorrer", disse em declarações à agência Lusa Carlos Lima, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. 

Pelas 05:30, o incêndio estava ativo com duas frentes e o combate às chamas estava a ser dificultado pelos acessos no terreno. 

"Neste momento há uma frente em zonas que só meios apeados é que conseguem lá chegar", afirmou Carlos Lima.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima disse ainda ser difícil prever quando será possível extinguir o incêndio.

"Não temos essa previsão porque os meios têm alguma dificuldade em evoluir no terreno e tudo depende, agora com o nascer do sol, como vai ser o comportamento do fogo", acrescentou. 

Por volta das 05:30 de hoje o incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração estava a ser combatido por cerca de 160 homens apoiados por 50 viaturas, segundo Carlos Lima.

Os responsáveis do Rali de Portugal vão aguardar pela manhã de hoje para avaliar a viabilidade de passagem do troço de Ponte de Lima.

O Automóvel Clube de Portugal, promotor do evento, não assumiu ainda uma posição oficial, mas prevê tomar uma decisão às 07:00 de hoje, ou seja, duas horas e 40 minutos antes do arranque da classificativa de Ponte de Lima, a primeira do dia e segunda do rali.

 


Lusa
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22