sicnot

Perfil

País

Vinte regiões com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Vinte regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

19 de março de 2015: Pôr-do-sol em Sieversdorf, na Alemanha. Na próxima sexta-feira, dia 20 de março, a lua vai mover-se em frente do sol e escurecer os céus. Não haverá eclipse total do sol na Alemanha.

19 de março de 2015: Pôr-do-sol em Sieversdorf, na Alemanha. Na próxima sexta-feira, dia 20 de março, a lua vai mover-se em frente do sol e escurecer os céus. Não haverá eclipse total do sol na Alemanha.

PATRICK PLEUL

De acordo com o IPMA, Viana do Castelo, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu e Vila Real estão hoje com risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA adiantou ainda que as regiões da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores), Portalegre e Faro apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV e Santa Cruz das Flores (Açores)está com níveis moderados.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões centro e sul, em especial durante a tarde, com ocorrência de aguaceiros dispersos no Baixo Alentejo e Algarve.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo do quadrante sul na região sul, soprando temporariamente moderado de nordeste nas terras altas e de noroeste no litoral a norte do Cabo Raso durante a tarde e pequena subida de temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 18 e 29 graus Celsius, no Porto entre 18 e 27, em Bragança entre 10 e 26, em Viseu entre 11 e 25, na Guarda entre 8 e 23, em Coimbra entre 15 e 28, em Leiria entre 10 e 28, em Castelo Branco entre 15 e 29, em Portalegre entre 17 e 29, em Évora entre 11 e 30, em Beja entre 14 e 30, em Santarém entre 14 e 31 e em Faro entre 17 e 23.


  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41