sicnot

Perfil

País

Mais de uma tonelada de cocaína apreendida nos Açores

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a maior apreensão de sempre de cocaína nos Açores, mais de uma tonelada, e a detenção de cinco homens, suspeitos de transportarem a droga num veleiro, também apreendido.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Handout . / Reuters

A operação decorreu nos últimos dias, tendo sido detidos cinco cidadãos de nacionalidade estrangeira, segundo a PJ.

Além do veleiro, onde a droga era "transportada de forma dissimulada", foram apreendidos 1.150 quilogramas de cocaína.

"Trata-se da maior operação de cocaína que já ocorreu no Arquipélago dos Açores", informou a PJ em comunicado.

A operação, desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada, decorreu na ilha do Faial e inscreveu-se "num quadro mais vasto de identificação, combate e desmantelamento de redes criminosas organizadas" que têm usado este modo de atuar para transportar a droga até à Europa, lê-se no documento.

O trabalho de investigação foi articulado com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e no local da apreensão a PJ teve a colaboração de meios humanos e materiais da Polícia Marítima do Comando da Horta.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 29 e os 54 anos e vão ser presentes hoje a tribunal para primeiro interrogatório para aplicação das medidas adequadas.



Lusa/
  • Época 2016/17 fecha com festa no Jamor
    1:58

    Desporto

    Quatro anos depois da primeira final, Benfica e Vitória de Guimarães regressam ao Jamor esta tarde para jogar a Final da Taça de Portugal. O jogo marca também a estreia do videoárbitro em Portugal.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14