sicnot

Perfil

País

Passos inicia hoje primeira visita oficial à Madeira

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, inicia hoje a sua primeira visita oficial à Região Autónoma da Madeira, que inclui uma deslocação à ilha do Porto Santo, na terça-feira. 

MANUEL TELES/ LUSA

O novo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, que tomou posse em abril, substituindo Alberto João Jardim, convidou nesse mesmo mês Pedro Passos Coelho a visitar o arquipélago, e acompanhará o primeiro-ministro nesta visita oficial.

Acompanharão também Passos Coelho nesta visita de dois dias os ministros da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e da Economia, António Pires de Lima, e o secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues.

O chefe do executivo PSD/CDS-PP viajará em voo militar, com partida de Lisboa às 07h00 e chegada ao Funchal prevista para as 09h30 de segunda-feira. O voo de regresso à capital está marcado para as 19h00 de terça-feira.

Segundo o programa desta visita, Passos Coelho vai encontrar-se com Miguel Albuquerque hoje de manhã, na residência oficial do presidente do Governo Regional da Madeira, seguindo-se uma conferência de imprensa conjunta.

Para a tarde, estão agendadas visitas ao Centro Internacional de Negócios da Madeira, a uma empresa de comercialização de peixe, uma reunião com o representante da República para esta região autónoma, e encontros com o presidente da Assembleia Legislativa Regional e representantes dos grupos parlamentares.

Na terça-feira, o programa inclui visitas uma empresa tecnológica, a um centro social e paroquial e a uma exploração agrícola onde poderá ver as típicas casas de colmo, antes da partida da ilha da Madeira para o Porto Santo, onde o primeiro-ministro assistirá à apresentação do projeto de um geoparque e à assinatura de um protocolo entre agricultores e um hotel.

Desde que assumiu as funções de primeiro-ministro, em junho de 2011, Passos Coelho deslocou-se uma vez ao arquipélago da Madeira nessa qualidade, em novembro do ano passado, mas exclusivamente para participar numa cerimónia empresarial.

Nessa altura, Alberto João Jardim ainda era o presidente do Governo Regional da Madeira e da Comissão Política Regional do PSD, e os dois não se reuniram.



Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC