sicnot

Perfil

País

Três telefonemas por dia para a Linha da Criança em 2014

Mais de 700 pessoas ligaram, em 2014, para a Linha da Criança, do provedor de Justiça, um aumento de 20% em relação a 2013, o que significa que, em média, foram feitos três telefonemas por dia para esta linha.

© Eduard Korniyenko / Reuters

De acordo com os dados do relatório de atividades do provedor de Justiça para 2014, a que a Lusa teve acesso, foram feitos 701 contactos para a Linha da Criança em 2014, mais 117 em relação aos 584 telefonemas feitos em 2013.

"O principal motivo de contacto através Linha da criança foi o exercício das responsabilidades parentais, que representou perto de um terço do total das chamadas", lê-se no relatório, onde constam 173 contactos por causa desta matéria.

Dentro desta matéria estão questões como o cumprimento do regime de visitas e férias, o pagamento de pensões de alimentos ou os conflitos parentais, onde se inclui a alienação parental.

"Para além da usual conflitualidade social que esta matéria suscita, (...) pode aventar-se que é provável que esta circunstância igualmente estará relacionada, de alguma forma, com a crise social e económica", diz o provedor.

Salienta, por outro lado, que os maus-tratos, a negligência e o abandono integraram o segundo grupo de questões mais vezes suscitadas, tendo motivado 133 contactos telefónicos, "o que representa um aumento de 66% relativamente ao ano anterior".

Houve também contactos por causa de exposição a violência doméstica (19), exposição a comportamentos desviantes (17), bullying (13), comportamentos de risco (12) ou abuso sexual (6).

O provedor de Justiça também recebeu 16 contactos por causa da atuação de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Risco ou da Segurança Social (28).

Em 19 casos, o contacto foi feito diretamente pela criança, mas são sobretudo os pais (225) quem telefona para a Linha da Criança.

Do total de procedimentos abertos em 2014, no âmbito do Núcleo da Criança, do Idoso e do Cidadão com Deficiência (N-CID), 224 foram relativos às crianças, 107 em relação aos idosos e 160 por matérias relativas às pessoas com deficiência.

A 1 de junho assinala-se o Dia Internacional da Criança.


Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.