sicnot

Perfil

País

Mação, Aljezur e Portimão com risco máximo de incêndio

Os concelhos de Mação (Santarém), Aljezur e Portimão (Faro) apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

O IPMA colocou também nove concelhos do distrito de Faro em risco elevado de incêndio, assim como Odemira, no distrito de Beja, além de outros 24 concelhos espalhados um pouco por todo o continente, com incidência no interior norte.

O restante mapa de Portugal continental encontra-se "pintado" a amarelo e verde, cores que revelam que os concelhos estão com risco moderado ou reduzido de incêndio, respetivamente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 77 incêndios, que foram combatidos por 1.132 operacionais, com o apoio de 318 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã no litoral Centro e durante a tarde no interior das regiões Centro e Sul.

O vento tende a soprar em geral fraco predominando de norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde. 

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no litoral oeste, bem como uma pequena subida da temperatura máxima.

As regiões do interior sul vão ser as mais quentes de Portugal continental com as temperaturas a variar entre os 13 e os 34 graus Celsius em Beja, 11 e 33 em Évora, 16 e 32 em Portalegre e os 15 e os 32 em Castelo Branco.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 13 e os 27, em Santarém entre os 11 e os 30, em Leiria entre os 10 e 22, em Coimbra entre os 10 e os 26 e no Porto entre os 11 e os 21. Bragança deverá chegar aos 30 graus Celsius de máxima e Braga aos 29.

Mais a sul, em Faro, as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 29 e em Sagres, entre os 13 e os 25.



Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.