sicnot

Perfil

País

Serviço Sexualidade em Linha respondeu a mais de cinco mil dúvidas

O Serviço Sexualidade em Linha respondeu no ano passado a 4.000 chamadas e a 1.300 emails, na maior parte de mulheres, a questões mais focadas nos métodos contracetivos.  

© Alessandro Bianchi / Reuters

Em 2014, entre os utilizadores da linha telefónica de ajuda, que se alargou às perguntas por email, cerca de 57% tinham entre os 18 e os 25 anos, seguidos dos maiores de 30 anos, com 16% das chamadas efetuadas, refere uma informação hoje divulgada. 

Quanto às dúvidas colocadas, 70% relacionavam-se com o tema "Métodos Contracetivos", entre as quais se destacaram questões sobre a toma da pílula, como o que fazer perante o esquecimento de tomar o comprimido e a interação medicamentosa. 

Atualmente, cerca de 86% do total de utilizadores do serviço são do sexo feminino. 

"O balanço de 17 anos de atividade da Sexualidade em Linha, por telefone e, mais recentemente, também por e-mail, demonstra as potencialidades deste serviço pela sua acessibilidade, confidencialidade, absoluto anonimato e especialização dos profissionais que fazem o atendimento e garantem a transmissão de informação", salienta a coordenadora da Sexualidade em Linha, Paula Pinto.

Criado há 17 anos pelo Instituto Português da Juventude, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família, com o objetivo de apoiar os mais jovens, este serviço  - com o número 808 222 003 - alargou-se a profissionais, mães e pais.

Pretende contribuir para o aconselhamento e prevenção de situações relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva, questões sobre relações de namoro, amizade, conjugalidade, contraceção, gravidez e gravidez não desejada, violência sexual, infeções sexualmente transmissíveis e orientação sexual. 

Lusa
  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.