sicnot

Perfil

País

Lisboa sobe no ranking mundial dos destinos preferidos

A cidade de Lisboa subiu três lugares num ranking mundial de destinos mais procurados por visitantes internacionais, fixando-se no 35.º lugar geral e no 14.º posto europeu, numa lista liderada por Londres, foi hoje anunciado.

© Rafael Marchante / Reuters


A edição 2015 do ranking da MasterCard mostrou que a procura por Lisboa, numa comparação com 2014, aumentou 4,9%, face aos 3.564.041 de visitantes internacionais registados.

O 'Global Destinations Cities Index' mostrou, porém, uma diminuição de 0,3% na despesa feita pelos turistas, o que traduz uma quebra da receita de 1.840 milhões de dólares (1.654 milhões de euros) em 2014 para 1.834 milhões (1.649 milhões de euros) no ano corrente. A média de gastos por visitante desceu de 541 (486 euros) para 515 dólares (463 euros).   

Os dados mostram ainda que numa comparação entre 2015 e 2009 Lisboa teve um crescimento de 8,3% por parte dos visitantes, mas que a receita registou uma quebra de 04%.

Londres voltou a ficar no primeiro posto da lista, ao registar um total de 18.815.185 visitantes internacionais (+06% do que em 2014) e uma receita de 20,25 mil milhões de dólares (+2,3%), embora a média de gastos por pessoa tenha baixado dos 1.114 dólares (1.001 euros) para os 1.075 (966 euros).

A seguir à capital britânica surgiram, como cidades preferenciais, Banguecoque, Paris, Dubai, Istambul, Nova Iorque, Singapura, Kuala Lumpur, Seul e Hong Kong.

O estudo mostrou ainda que a região Ásia/Pacífico continua a contar com metade das cidades no top 10 do ranking, "o que demonstra bem o seu potencial" e que, na América Latina, Lima consolidou a sua posição de líder à frente da Cidade do México e de São Paulo.

A região do Médio Oriente e África teve como cidade preferida o Dubai, surgindo muito depois Joanesburgo, na 29.ª posição.

O 'Global Destination Cities Index' classifica as cidades com base no número de chegadas de visitantes internacionais e nos gastos efetuados por esses mesmos visitantes nas cidades de destino, disponibilizando também estimativas de crescimento de visitantes internacionais e passageiros para 2015. 

O estudo analisa dados públicos para obter o número de chegadas de visitantes internacionais e os seus gastos em cada uma das 132 cidades de destino, utilizando algoritmos específicos, sendo dada especial atenção para "eliminar os efeitos de aeroportos centrais como os de Singapura, Dubai, Amesterdão e Frankfurt". 

"Este índice e os relatórios que o acompanham não se baseiam em volumes ou dados de transações da MasterCard", lê-se ainda na informação.


  • Seis cruzeiros atracaram hoje em Lisboa com 18 mil visitantes
    1:28

    País

    Hoje é um dia histórico para o turismo de Lisboa.Seis cruzeiros atracaram com cerca de 18 mil visitantes, que deverão deixar um milhão de euros em compras. As estrelas desta frota turísticas são as chamadas três rainhaS: Queen Elizabeth, Queen Victoria e Queen Mary 2, que entraram no tejo ao início da manhã.

  • Lisboa assume-se como um dos principais destinos do turismo de cruzeiros
    3:06

    Economia

    E hoje os cruzeiros em Lisboa voltam a ser notícia. Estão sete paquetes atracados na capital portuguesa. Quatro encontram-se em Santa Apolónia, dois na Rocha de Conde de Óbidos e um em Alcântara. Ao todo, 15 mil turistas visitam a cidade. Entretanto, Lisboa recebeu o prémio de melhor destino de cruzeiros da Europa. Este mês, são esperadas 50 escalas e 32 mil passageiros. As obras do novo terminal devem começar em janeiro e terminar em 2016.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".