sicnot

Perfil

País

Lisboa sobe no ranking mundial dos destinos preferidos

A cidade de Lisboa subiu três lugares num ranking mundial de destinos mais procurados por visitantes internacionais, fixando-se no 35.º lugar geral e no 14.º posto europeu, numa lista liderada por Londres, foi hoje anunciado.

© Rafael Marchante / Reuters


A edição 2015 do ranking da MasterCard mostrou que a procura por Lisboa, numa comparação com 2014, aumentou 4,9%, face aos 3.564.041 de visitantes internacionais registados.

O 'Global Destinations Cities Index' mostrou, porém, uma diminuição de 0,3% na despesa feita pelos turistas, o que traduz uma quebra da receita de 1.840 milhões de dólares (1.654 milhões de euros) em 2014 para 1.834 milhões (1.649 milhões de euros) no ano corrente. A média de gastos por visitante desceu de 541 (486 euros) para 515 dólares (463 euros).   

Os dados mostram ainda que numa comparação entre 2015 e 2009 Lisboa teve um crescimento de 8,3% por parte dos visitantes, mas que a receita registou uma quebra de 04%.

Londres voltou a ficar no primeiro posto da lista, ao registar um total de 18.815.185 visitantes internacionais (+06% do que em 2014) e uma receita de 20,25 mil milhões de dólares (+2,3%), embora a média de gastos por pessoa tenha baixado dos 1.114 dólares (1.001 euros) para os 1.075 (966 euros).

A seguir à capital britânica surgiram, como cidades preferenciais, Banguecoque, Paris, Dubai, Istambul, Nova Iorque, Singapura, Kuala Lumpur, Seul e Hong Kong.

O estudo mostrou ainda que a região Ásia/Pacífico continua a contar com metade das cidades no top 10 do ranking, "o que demonstra bem o seu potencial" e que, na América Latina, Lima consolidou a sua posição de líder à frente da Cidade do México e de São Paulo.

A região do Médio Oriente e África teve como cidade preferida o Dubai, surgindo muito depois Joanesburgo, na 29.ª posição.

O 'Global Destination Cities Index' classifica as cidades com base no número de chegadas de visitantes internacionais e nos gastos efetuados por esses mesmos visitantes nas cidades de destino, disponibilizando também estimativas de crescimento de visitantes internacionais e passageiros para 2015. 

O estudo analisa dados públicos para obter o número de chegadas de visitantes internacionais e os seus gastos em cada uma das 132 cidades de destino, utilizando algoritmos específicos, sendo dada especial atenção para "eliminar os efeitos de aeroportos centrais como os de Singapura, Dubai, Amesterdão e Frankfurt". 

"Este índice e os relatórios que o acompanham não se baseiam em volumes ou dados de transações da MasterCard", lê-se ainda na informação.


  • Seis cruzeiros atracaram hoje em Lisboa com 18 mil visitantes
    1:28

    País

    Hoje é um dia histórico para o turismo de Lisboa.Seis cruzeiros atracaram com cerca de 18 mil visitantes, que deverão deixar um milhão de euros em compras. As estrelas desta frota turísticas são as chamadas três rainhaS: Queen Elizabeth, Queen Victoria e Queen Mary 2, que entraram no tejo ao início da manhã.

  • Lisboa assume-se como um dos principais destinos do turismo de cruzeiros
    3:06

    Economia

    E hoje os cruzeiros em Lisboa voltam a ser notícia. Estão sete paquetes atracados na capital portuguesa. Quatro encontram-se em Santa Apolónia, dois na Rocha de Conde de Óbidos e um em Alcântara. Ao todo, 15 mil turistas visitam a cidade. Entretanto, Lisboa recebeu o prémio de melhor destino de cruzeiros da Europa. Este mês, são esperadas 50 escalas e 32 mil passageiros. As obras do novo terminal devem começar em janeiro e terminar em 2016.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01