Machete e Aga Khan enaltecem acordo que estabelece sede da comunidade ismaelita em Portugal
03.06.2015 18h18
O ministro Negócios Estrangeiros, Rui Machete, considerou hoje que a assinatura do acordo que estabelece a sede da comunidade Ismaelita em Portugal constitui um novo impulso para a investigação de alto nível nas universidades e institutos portugueses.

MIGUEL A. LOPES
"O acordo hoje assinado representa um novo impulso para a investigação de alto nível que realizamos nas nossas Universidades e instituições de investigação, e dessa forma contribui para o progresso do nosso País", disse o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (MENE) na cerimónia de assinatura do acordo no Palácio das Necessidades com o líder da Comunidade Ismaili, que tem o título de Aga Khan, e na presença, entre outros responsáveis, do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.
Após sublinhar o "modelo de participação cívica e de consciência social" que esta comunidade oriunda de um ramo do islão xiita desenvolve em Portugal, onde está presente desde 1983, Rui Machete destacou a importância da "Rede Aga Khan para o Desenvolvimento" no panorama internacional e "conhecida" pelos portugueses.
"A forte presença em determinados países da CPLP, como é o caso de Moçambique, estreita ainda mais os nossos laços e demonstra um potencial de conjugação de esforços que importa desenvolver", afirmou.
A decisão do Governo português em acolher a sede global do 'Imamat Ismaili' (comunidade ismaelita) foi definida como "um importante sinal de abertura do Estado" dirigido à importante comunidade dos muçulmanos ismaelitas e num contexto em que "o diálogo intercultural e interconfessional assumem um papel de capital importância nas principais questões da agenda internacional".
Neste contexto, o chefe da diplomacia considerou que as "ameaças às democracias e aos direitos das populações por parte de movimentos retrógrados, xenófobos e intolerantes" não podem ser menosprezadas, com o sucesso neste combate dependente da "estreita coordenação e de um trabalho conjunto".
A importância e a "urgência" da missão do 'Imamat Ismaili' e da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento numa batalha pela democracia e direitos fundamentais que "só será vencida pelos corações e pelas consciências das nossas populações, em especial pelos nossos jovens" foi outra mensagem deixada pelo MENE.
"Uma sociedade rica é, sobretudo, uma sociedade livre, na qual a democracia e os direitos fundamentais são basilares, e que promove uma sã convivência entre diferentes crenças, não desconsiderando nem oprimindo as minorias ou segmentos da população por força de uma visão arcaica da sociedade", salientou.
Em resposta, o Aga Khan, título que atualmente detido pelo príncipe paquistanês nascido na suíça Karim al Husseini, que discursou em inglês ao lado de Rui Machete e de Pedro Passos Coelho, sublinhou um acordo "pouco comum" com um parceiro que partilha valores similares e que poderá permitir "qualidade de vida" para quem vive em Portugal e garanti-la em "outras partes do mundo" onde possa ocorrer uma cooperação conjunta.
"Hoje é uma ocasião única e importante, onde pela primeira vez na nossa história teremos a oportunidade de trabalhar com um parceiro com quem partilhamos tantos valores, tantas esperanças e tantos desejos", frisou.
"Assim, espero pela aprovação [do acordo] pelo parlamento, porque são uma democracia, e quando estiver concluída espero que possamos trabalhar em conjunto para alcançar resultados que não obtivemos quando trabalhávamos sozinhos", enfatizou, em referência a um acordo que considerou "permanente", disse o líder da comunidade ismaelita.
O Aga Khan também assinalou um dia particularmente "importante" para a sua comunidade, que possui um "grande respeito e admiração por Portugal", país com "visão histórica e global, um país onde a fé se integra com a sociedade civil, um país onde todas as pessoas são felizes, ou pelo menos a maioria", num mundo onde a felicidade é "pouco usual".
Um acordo também justificado pelos "valores que partilhamos, e que permite que sejam desenvolvidos em Portugal e nos países que falam português, como Moçambique", afirmou o líder dos ismaelitas.
Lusa
Relacionados
- 0:53
MNE fala em "solução equilibrada" para relação da UE com 6 ex-repúblicas soviéticas
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a Cimeira da Parceria Oriental, em Riga, foi positiva. Rui Machete destaca a solução equilibrada encontrada para a relação entre a União Europeia e seis antigas repúblicas soviéticas: a Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, República da Moldova e Ucrânia.
-
Rui Machete aponta terrorismo como aspeto negativo da globalização
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, apontou esta quarta-feira o terrorismo como um dos aspetos negativos do fenómeno da globalização e alertou para a necessidade de adaptar soluções globais a locais concretos.
- 0:20
Portugal ainda não decidiu sobre a participação na operação naval no Mediterrâneo
Rui Machete diz que Portugal ainda não tomou qualquer decisão sobre a participação de meios portugueses na operação naval no Mediterrâneo para destruir embarcações. Machete acrescenta que a deliberação terá sempre de passar pelo Conselho Superior de Defesa Nacional.
- 0:08
Machete diz que será sempre um esforço muito grande para um país pequeno receber refugiados
Rui Machete diz que para um país pequeno receber refugiados será sempre um esforço muito grande. Questionado sobre a quota de 700 refugiados prevista pela Comissão para Portugal, o ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que o tema não foi discutido no Conselho desta segunda-feira, em Bruxelas.
Na Homepage
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
-
Propostas de lei para reforçar paridade aprovadas na generalidade
O Parlamento aprovou hoje na generalidade as propostas de lei que visam reforçar a paridade entre homens e mulheres nos órgãos de poder político e nos cargos dirigentes da administração pública.
20.04.2018 às 13h10
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14
-
ETA reconhece danos e pede "sinceras desculpas" às vítimas
A organização separatista basca ETA reconheceu hoje os "danos causados" e a "responsabilidade direta" no "sofrimento excessivo" da sociedade basca durante décadas, pelo qual pediu "sinceras desculpas".
20.04.2018 às 9h01
- 2:09
- 3:31
45 anos de Partido Socialista
O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.
20.04.2018 às 0h27
-
Trump acusa Comey de fazer uma "caça às bruxas" com divulgação de notas das reuniões
O antigo diretor do FBI divulgou as notas que escreveu após as reuniões que teve com o Presidente norte-americano no ano passado. Foram entregues ontem ao Congresso norte-americano. Donald Trump reagiu no Twitter.
20.04.2018 às 12h15
-
Trump convida Putin a visitar EUA
O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.
20.04.2018 às 8h29
-
Desativação de bomba da II Guerra Mundial isola centro de Berlim
As autoridades alemãs estão hoje de manhã a isolar a zona da estação central de caminho de ferro de Berlim para desativar uma bomba que foi lançada durante a II Guerra Mundial obrigando a retirar cerca de 10 mil pessoas.
20.04.2018 às 8h44
-
Executado aos 83 anos o mais velho condenado à morte nos EUA
Um homem de 83 anos foi executado na quinta-feira no estado norte-americano do Alabama, tornando-se o mais idoso condenado à morte desde que a pena capital foi retomada nos EUA na década de 1970.
20.04.2018 às 10h53
-
Vulcão na ilha japonesa Kyushu entra em erupção pela primeira vez em 250 anos
Um vulcão na ilha japonesa Kyushu, adormecido há 250 anos, entrou em erupção na quinta-feira, forçando as autoridades a estender a zona de exclusão à volta da montanha devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.
20.04.2018 às 11h34
-
Xanana encontra-se com Guterres na ONU a meio da campanha em Timor-Leste
O líder da Aliança de Mudança para o Progresso (AMP, oposição), de Timor-Leste, Xanana Gusmão, participa na próxima terça-feira num encontro de alto nível na ONU, em Nova Iorque.
20.04.2018 às 9h33
-
Senado aprova à tangente novo diretor da NASA
O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 9h06
-
Medicamento de marijuana para epilepsia infantil avança nos EUA
O processo para a produção de um medicamento feito a partir da planta da Cannabis avançou esta quinta-feira, com um painel federal de especialistas a recomendá-lo para o tratamento de ataques epiléticos severos em crianças.
20.04.2018 às 11h01
- 7:21
Trocar a economia pela dança
No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança.
19.04.2018 às 21h52
- 5:16