Enfermeiros cumprem primeiro de dois dias de greve nacional
04.06.2015 00h11
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) cumpre desde as 00:00 desta quinta-feira o primeiro de dois dias seguidos de greve nacional contra a "degradação das condições de trabalho" destes profissionais e pela valorização da carreira de enfermagem.

(Arquivo)
Reuters
Cirurgias programadas, consultas externas e serviços nos centros de saúde deverão hoje ser afetados pela paralisação, mas, como em qualquer outra greve, os enfermeiros cumprirão serviços mínimos.
O Sindicato acusa o atual governo de ter poupado cerca de 190 milhões de euros à custa dos enfermeiros, nomeadamente com o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais, com os cortes nas horas de penosidade, bem como através do congelamento de escalões.
Apesar de reconhecer que tem havido "um volume razoável" de enfermeiros admitidos, o SEP lembra que continua a ser insuficiente para as necessidades.
"Alertamos que cerca de 700 admissões de enfermeiros desde janeiro (...) não significa um aumento de 700 efetivos. Porque apesar destas entradas, também tem havido saídas, sobretudo por imigração e também por aposentação", lembrou o presidente do Sindicato na conferência de imprensa em que foi anunciada a realização da greve.
Além de mais recursos humanos, o Sindicato insiste na necessidade de valorizar a profissão que tem sofrido vários constrangimentos ao longo dos últimos anos, como congelamento das progressões, corte nos salários, nas horas extraordinárias e nas horas penosas.
Segundo o SEP, metade dos enfermeiros sofre de exaustão física e psíquica e também mais de metade afirma que o seu ambiente de trabalho é mau.
Lusa Relacionados
- 1:22
Greve dos enfermeiros com adesão de 100% nalguns centros de saúde do Porto
No Porto, a greve dos enfermeiros teve pouco impacto nas consultas externas do Hospital de São João. Já nos centros de saúde, a adesão foi maior e em algumas unidades não houve enfermeiros.
- 1:06
Ministro considera que greve dos enfermeiros foi "banalizada"
O ministro da Saúde garante que continua disponível para alterar alguns dos motivos que levaram à greve dos enfermeiros, que decorre hoje, mas também assegura que para outros não há qualquer margem de negociação. Paulo Macedo diz no entanto que a paralisação foi "banalizada", porque ainda ontem houve negociações com os sindicatos.
-
Enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo suspendem greve de três dias
Os enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo (Tomar, Torres Novas e Abrantes) suspenderam esta sexta-feira o pré-aviso da greve marcada para 24 a 26 de novembro, após o compromisso assumido pela administração para contratar profissionais, afirmou fonte sindical.
-
Enfermeiros em greve 5ª e 6ª feira contra degradação das condições de trabalho
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) marcou uma greve nacional para quinta e sexta-feira contra a "degradação das condições de trabalho" destes profissionais e pela valorização da carreira de enfermagem.
Na Homepage
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
26.04.2018 às 13h37
-
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
26.04.2018 às 13h24
- 5:08
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
26.04.2018 às 13h26
-
-
Chuva e termómetros a cair entre 5 e 8ºC a partir de hoje
A chuva vai regressar ao território do continente português a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.
26.04.2018 às 7h14
- 1:27