sicnot

Perfil

País

Quatro distritos sob aviso amarelo devido ao calor

Os distritos de Évora, Setúbal, Beja e Portalegre estão hoje sob aviso amarelo devido ao aumento da temperatura máxima, com persistência de valores elevados, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Devido ao aumento da temperatura máxima o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos mais a sul de Portugal continental, uma medida vigora entre as 4:00 as 18:00 de hoje.

Também o distrito de Faro está sob aviso amarelo, mas devido à agitação marítima, com a previsão de ondas de sueste na costa sueste com dois metros, aviso que entrou em vigor às 04:00 de hoje e vigora até às 06:00 de sexta-feira.

Para hoje, o IPMA prevê céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado nas regiões Norte e Centro, em especial no interior e durante a tarde.

Estão ainda previstos aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior Norte e Centro, em especial durante a tarde.

Já o vento tende a soprar fraco, soprando moderado de leste no Algarve, e de noroeste durante a tarde no litoral oeste, estando ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, as máximas podem atingir os 38 graus Celsius em Beja, 36 em Évora e 35 em Portalegre, 34 em Castelo Branco, 33 em Bragança, 31 em Lisboa, enquanto no Porto são esperados 29 de máxima.

A sul, Faro deverá chegar aos 29 de máxima enquanto em Sagres são esperados 25.



Lusa
  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC