sicnot

Perfil

País

Baixa de Lisboa com trânsito condicionado no sábado à tarde

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) alertou hoje para várias situações de condicionamento ao trânsito na cidade, no sábado e no domingo, sobretudo entre o Parque Eduardo VII e a Avenida 24 de Julho.

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com a autarquia, sábado vão realizar-se vários eventos que devem mobilizar milhares de pessoas e centenas de autocarros, causando condicionamentos de trânsito.

Entre o Marquês de Pombal e a Praça dos Restauradores, vai decorrer, a partir das 13:45, uma marcha promovida pelo Partido Comunista Português (PCP), pelo que o trânsito estará interrompido neste percurso durante a manifestação.

A CML destaca que existirão outros constrangimentos devido ao estacionamento de autocarros, nomeadamente com o encerramento do Túnel do Marquês de Pombal a partir das 13:00 e eventuais condicionamentos na Avenida Fontes Pereira de Melo (entre o Saldanha e o Marquês de Pombal) e na Avenida Infante D. Henrique.

Devido a uma prova de atletismo, está também previsto o corte do trânsito, a partir das 15:00, de sábado no Rossio e durante o percurso, pela Rua do Ouro, Rua do Arsenal, Avenida 24 de Julho, Avenida Ribeira das Naus e Rua da Prata.

A autarquia alerta, ainda, que no Coliseu dos Recreios se realizará no sábado a Convenção Nacional do Partido Socialista (PS), enquanto no Parque Eduardo VII continua a decorrer a Feira do Livro.

A Câmara apela a que seja evitada a circulação automóvel nestas zonas, particularmente durante o período da tarde, e sejam utilizados os percursos alternativos assinalados no local pelas autoridades.

Já no domingo, algumas ruas da Baixa da cidade sofrerão condicionamentos temporários de trânsito a partir das 17:30, devido à realização da procissão do Corpo de Deus.

A procissão tem início no Largo da Sé e percorrerá várias artérias da freguesia de Santa Maria Maior, nomeadamente a Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Poço do Borratém, Martim Moniz, Rua da Palma, Rua Dom Duarte, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Largo da Madalena, Rua Santo António da Sé e Largo da Sé.

As ruas sofrerão os condicionamentos estritamente necessários e serão abertas à medida que a procissão passar.

A autarquia informa, ainda, que a Avenida Ribeira das Naus se manterá aberta à circulação rodoviária durante o próximo período de férias escolares (a partir hoje, 05 junho), até que se encontrem concluídas as obras que decorrem atualmente na Avenida Infante Santo.

Estas intervenções na rede de saneamento, integradas no Plano Geral de Drenagem de Lisboa, iniciaram-se a 27 de abril e têm a duração previsível de quatro meses.



Lusa
  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.