sicnot

Perfil

País

Greve de enfermeiros com adesão acima dos 80%

A adesão à greve nacional dos enfermeiros foi de 80% nos três turnos do primeiro dos dois dias da contestação, e hoje, no turno da manhã, foi de 81%, avançou fonte do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

(Arquivo)

(Arquivo)

CARLOS BARROSO

"O balanço dos três turnos referentes ao dia de ontem [quinta-feira]foi de 80% e os dados agora do turno da manhã são de 81 %", avançou em declarações à agência Lusa, Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses cumpre desde as 00:00 de quinta-feira o primeiro de dois dias seguidos de greve nacional de protesto contra a "degradação das condições de trabalho" destes profissionais e pela valorização da carreira de enfermagem.

De acordo com Guadalupe Simões, os serviços mais afetados pela greve "são aqueles em que os enfermeiros não têm obrigatoriedade de comparecer", nomeadamente em consultas externas e serviços nos centros de saúde.

"Nos blocos operatórios só funcionou, na maior parte deles, a sala de urgência. Alguns exames complementares de diagnóstico onde os enfermeiros estão [também foram afetados], e no Instituto Português do Sangue houve várias colheitas móveis que tiveram de ser suspensas", adiantou a responsável.

Segundo Guadalupe Simões, os dados da adesão demonstram "na realidade o que é o descontentamento dos enfermeiros" e a "sua revolta pelo facto de se ter vindo a assistir a esta degradação das condições de trabalho", além da "escassez" de profissionais que existe nos serviços.

A responsável acrescenta ainda que existem enfermeiros que trabalham "milhares de horas" sem que as mesmas sejam pagas e sem sequer sejam haja possibilidade de serem gozadas em tempo, solução que os enfermeiros preferiam que acontecesse.

"Os enfermeiros sentirem que independentemente de terem taxas de produtividade acima de 150 % não têm qualquer valorização por parte do ministério da Saúde a essa produtividade acima dos 100 por cento", avançou.

O Sindicato acusa o atual governo de ter poupado cerca de 190 milhões de euros à custa dos enfermeiros, nomeadamente com o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais, com os cortes nas horas de penosidade, bem como através do congelamento de escalões.

Além de mais recursos humanos, o Sindicato insiste na necessidade de valorizar a profissão que tem sofrido vários constrangimentos ao longo dos últimos anos, como congelamento das progressões, corte nos salários, nas horas extraordinárias e nas horas penosas.

Segundo o SEP, metade dos enfermeiros sofre de exaustão física e psíquica e também mais de metade afirma que o seu ambiente de trabalho é mau.


Lusa
  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.