sicnot

Perfil

País

Maria de Belém apela à unidade no PS antes das eleições legislativas

A ex-presidente do PS Maria de Belém fez hoje apelo à direção dos socialistas para que promova um clima de unidade antes das eleições legislativas, num discurso em que criticou o modelo económico-social do atual Governo.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Maria de Belém, que desempenhou as funções de presidente do PS no tempo da liderança de António José Seguro, falava na Convenção Nacional do seu partido, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

"Só o PS protagoniza uma alternativa de confiança e está à altura de responder aos desafios do país com competência, rigor e sensibilidade social", disse, considerando depois decisivo a existência de um clima de "unidade" partidária antes das eleições legislativas que se deverão realizar em setembro ou outubro deste ano.

"Unidade, repito", vincou a antiga ministra da Saúde do primeiro Governo liderado por António Guterres, numa intervenção em que advertiu para as nefastas consequências sociais da pobreza infantil.

"Não podemos continuar a ser um país de baixo custo no trabalho e de alto custo dos impostos", declarou.

Um dos momentos mais divertidos da noite foi protagonizado pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Nuno Santos, caraterizado muitas vezes como "um dos jovens turcos" da ala esquerda do PS, e que moderou um painel de debate sobre "Investimento e Inovação".

"Normalmente convidam-me para me moderar. Desta vez convidaram-me para moderador", disse o líder da Federação de Aveiro do PS, provocando risos na plateia.






Lusa
  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Nove fatores que aumentam o risco de demência

    Mundo

    Um em cada três casos de demência podia ter sido evitado sem recorrer a medicamentos. Um estudo publicado na revista científica The Lancet explica como é possível evitar a demência e quais os fatores que contribuem para a doença.

  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.