sicnot

Perfil

País

Maria de Belém apela à unidade no PS antes das eleições legislativas

A ex-presidente do PS Maria de Belém fez hoje apelo à direção dos socialistas para que promova um clima de unidade antes das eleições legislativas, num discurso em que criticou o modelo económico-social do atual Governo.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

Maria de Belém, que desempenhou as funções de presidente do PS no tempo da liderança de António José Seguro, falava na Convenção Nacional do seu partido, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

"Só o PS protagoniza uma alternativa de confiança e está à altura de responder aos desafios do país com competência, rigor e sensibilidade social", disse, considerando depois decisivo a existência de um clima de "unidade" partidária antes das eleições legislativas que se deverão realizar em setembro ou outubro deste ano.

"Unidade, repito", vincou a antiga ministra da Saúde do primeiro Governo liderado por António Guterres, numa intervenção em que advertiu para as nefastas consequências sociais da pobreza infantil.

"Não podemos continuar a ser um país de baixo custo no trabalho e de alto custo dos impostos", declarou.

Um dos momentos mais divertidos da noite foi protagonizado pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Nuno Santos, caraterizado muitas vezes como "um dos jovens turcos" da ala esquerda do PS, e que moderou um painel de debate sobre "Investimento e Inovação".

"Normalmente convidam-me para me moderar. Desta vez convidaram-me para moderador", disse o líder da Federação de Aveiro do PS, provocando risos na plateia.






Lusa
  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.