sicnot

Perfil

País

Marcha da CDU hoje na Avenida da Liberdade, Lisboa

Milhares de pessoas são esperadas hoje à tarde na Avenida da Liberdade, fechada ao trânsito para a marcha da CDU "A Força do Povo", entre a praça do Marquês de Pombal e a Baixa lisboeta.

LUSA/ ARQUIVO

Os comunistas, que concorrem às legislativas de setembro/outubro juntamente com "Os Verdes" e a Associação Intervenção Democrática (ID) na Coligação Democrática Unitária (CDU), preveem a chegada em massa à praça dos Restauradores, onde está o palco principal, por volta das 16:00.

Antes das intervenções, a banda Ronda dos Quatro Caminhos vai atuar, terminando a iniciativa com o discurso do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, previsivelmente pelas 17:00. Antes, usarão da palavra a deputada ecologista Heloísa Apolónia, o presidente da ID, Corregedor da Fonseca, e a líder da organização juvenil da CDU, Alma Rivera.

Muito perto, no Coliseu, e sensivelmente à mesma hora, o PS encerra a sua convenção nacional para aprovar o programa eleitoral defendido pelo líder, António Costa.

Além de um barco fretado que vai partir do Barreiro, os participantes na marcha vão também concentrar-se no Porto, em Coimbra e em Faro, entre outros locais, rumo à capital, viajando de autocarro.


  Lusa
  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.