sicnot

Perfil

País

Grupo Oriental dos Açores sob aviso amarelo devido a chuva forte

A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para as previsões de chuva "pontualmente forte" nas ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) que vão estar sob aviso amarelo meteorológico até ao final da manhã.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), e de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "a superfície frontal que provocou precipitação nos grupos Ocidental e Central" do arquipélago "voltou a intensificar-se, podendo agora provocar precipitação pontualmente Forte nas ilhas do grupo Oriental, especialmente em São Miguel". 

Assim, as previsões apontam para "precipitação pontualmente" forte até às 12:00 de hoje em São Miguel e Santa Maria.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

Face a estas previsões, o SRPCBA recorda que o "eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".


Lusa
  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.