sicnot

Perfil

País

Um dos linces de Silves libertado em Espanha regressou a Portugal

Um dos linces de Silves libertado em Espanha regressou a Portugal

Um dos linces nascidos no Centro de Reprodução de Silves que foi libertado em Espanha, em novembro do ano passado, está de volta a Portugal. Kahn foi solto em Montes de Toledo, no centro de Espanha e, após fazer mais de 500 quilómetros sozinho, está de novo em território nacional.

O animal seguido através de colar com GPS chegou a cruzar a nado o rio Guadiana e estará agora no Alentejo, na zona de Alqueva. Os dados enviados revelam que os linces são capazes de fazer mais de 25 quilómetros por dia, alimentando-se de diferentes presas, além de coelho-bravo. 

Kentaro, outro exemplar solto na mesma altura e no mesmo local, também dispersou, mas para Norte, indo até perto dos Pirineus. Em ambos os casos fica demonstrada a grande capacidade de movimento e sobrevivência do felino mais ameaçado do mundo.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.