sicnot

Perfil

País

Um dos linces de Silves libertado em Espanha regressou a Portugal

Um dos linces de Silves libertado em Espanha regressou a Portugal

Um dos linces nascidos no Centro de Reprodução de Silves que foi libertado em Espanha, em novembro do ano passado, está de volta a Portugal. Kahn foi solto em Montes de Toledo, no centro de Espanha e, após fazer mais de 500 quilómetros sozinho, está de novo em território nacional.

O animal seguido através de colar com GPS chegou a cruzar a nado o rio Guadiana e estará agora no Alentejo, na zona de Alqueva. Os dados enviados revelam que os linces são capazes de fazer mais de 25 quilómetros por dia, alimentando-se de diferentes presas, além de coelho-bravo. 

Kentaro, outro exemplar solto na mesma altura e no mesmo local, também dispersou, mas para Norte, indo até perto dos Pirineus. Em ambos os casos fica demonstrada a grande capacidade de movimento e sobrevivência do felino mais ameaçado do mundo.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão