sicnot

Perfil

País

Trinta e quatro concelhos em risco muito elevado de incêndio

Trinta e quatro concelhos de doze distritos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Michael Fiala / Reuters

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incêndio estão vários concelhos dos distritos de Faro (um), Évora (um), Beja (um), Castelo Branco (um), Santarém (oito), Guarda (seis), Viseu (sete), Aveiro (dois), Porto (dois), Viana do Castelo (um), Vila Real (dois) e Bragança (dois).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 121 incêndios, que foram combatidos por 1.586 operacionais, com o apoio de 429 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado, de leste no Algarve até ao fim da manhã, e de noroeste na costa ocidental a sul do cabo Raso durante a tarde. 

Nas terras altas, prevê-se vento moderado de nordeste até ao meio da manhã e para o fim do dia.

A previsão aponta ainda para pequena descida da temperatura máxima na região sul subida da mínima no litoral da região centro.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 21 e 33 graus Celsius, no Porto entre 17 e 29, em Vila Real e Viseu entre 19 e 32, em Bragança entre 16 e 32, na Guarda entre 18 e 30, em Castelo Branco entre 21 e 35, em Portalegre entre 24 e 36, em Coimbra entre 18 e 33, em Évora entre 16 e 35, em Beja entre 19 e 35 e em Faro entre 22 e 27.

  • Vai chover e temperaturas vão descer

    País

    As temperaturas vão descer gradualmente a partir de hoje, dia em que poderão ocorrer aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo e trovoadas, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.