sicnot

Perfil

País

Jerónimo de Sousa é cabeça de lista da CDU por Lisboa nas legislativas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser o cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) por Lisboa nas próximas eleições legislativas, anunciou hoje a coligação. 

NUNO VEIGA

Líder dos comunistas desde 2004, Jerónimo de Sousa volta candidatar-se por Lisboa, a exemplo do que aconteceu em 2011, e é um dos primeiros sete cabeças de lista anunciados pela CDU, hoje em comunicado. 

Francisco Lopes, antigo candidato presidencial apoiado pelo PCP em 2011, deputado e membro da comissão política dos comunistas, volta a ser o número um na lista da CDU de Setúbal.  

Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP, encabeça a lista da CDU pelo círculo dos Açores, enquanto a psicóloga e deputada Carla Cruz concorre pelo círculo de Braga. 

Pelo círculo de Portalegre concorre Manuela Cunha, animadora cultural e membro do Partido Ecologista "Os Verdes", parceiro do PCP na CDU.

No círculo da Europa, a coligação candidata Teresa Soares, professora, e no círculo Fora da Europa a escolha é Helena Cunha, historiadora. 

As eleições legislativas realizam-se no outono, mas a data ainda não foi marcada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. 

Nas legislativas de 2011, a CDU obteve 7,9% dos votos e elegeu 16 deputados à Assembleia da República. 

Lusa
  • PCP acusa o Governo de "maltratar a cultura"

    Cultura

    O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou esta quinta-feira o Governo por ter substituído o Ministério da Cultura por uma secretaria de Estado, acusando ainda o Executivo de "maltratar a cultura" no plano orçamental.

  • O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa?

    País

    Na próxima quinta-feira, 11 de junho, o secretário-geral do PCP vai ser entrevistado por Ana Lourenço na Edição da Noite, às 22h00. Com eleições no horizonte, o PCP já ligou os motores de campanha. Já tem programa eleitoral e está a mobilizar as suas hostes. O que propõe o PCP para o País? Que respostas tem para os principais problemas? Que solução governativa defende? Algumas das perguntas a colocar a Jerónimo de Sousa, quinta-feira, na Edição da Noite. O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa? Deixe a sua pergunta no espaço de comentário a este artigo.

  • Milhares de portugueses na marcha da CDU em Lisboa
    4:46

    País

    Milhares de pessoas juntaram-se este sábado, em Lisboa, numa marcha convocada pela CDU. Os manifestantes desceram a Avenida da Liberdade rumo aos Restauradores e ouviram, no final, Jerónimo de Sousa dizer "Basta" ao atual Governo e a apresentar-se com alternativa de esquerda.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.