sicnot

Perfil

País

Jerónimo de Sousa é cabeça de lista da CDU por Lisboa nas legislativas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser o cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) por Lisboa nas próximas eleições legislativas, anunciou hoje a coligação. 

NUNO VEIGA

Líder dos comunistas desde 2004, Jerónimo de Sousa volta candidatar-se por Lisboa, a exemplo do que aconteceu em 2011, e é um dos primeiros sete cabeças de lista anunciados pela CDU, hoje em comunicado. 

Francisco Lopes, antigo candidato presidencial apoiado pelo PCP em 2011, deputado e membro da comissão política dos comunistas, volta a ser o número um na lista da CDU de Setúbal.  

Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP, encabeça a lista da CDU pelo círculo dos Açores, enquanto a psicóloga e deputada Carla Cruz concorre pelo círculo de Braga. 

Pelo círculo de Portalegre concorre Manuela Cunha, animadora cultural e membro do Partido Ecologista "Os Verdes", parceiro do PCP na CDU.

No círculo da Europa, a coligação candidata Teresa Soares, professora, e no círculo Fora da Europa a escolha é Helena Cunha, historiadora. 

As eleições legislativas realizam-se no outono, mas a data ainda não foi marcada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. 

Nas legislativas de 2011, a CDU obteve 7,9% dos votos e elegeu 16 deputados à Assembleia da República. 

Lusa
  • PCP acusa o Governo de "maltratar a cultura"

    Cultura

    O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou esta quinta-feira o Governo por ter substituído o Ministério da Cultura por uma secretaria de Estado, acusando ainda o Executivo de "maltratar a cultura" no plano orçamental.

  • O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa?

    País

    Na próxima quinta-feira, 11 de junho, o secretário-geral do PCP vai ser entrevistado por Ana Lourenço na Edição da Noite, às 22h00. Com eleições no horizonte, o PCP já ligou os motores de campanha. Já tem programa eleitoral e está a mobilizar as suas hostes. O que propõe o PCP para o País? Que respostas tem para os principais problemas? Que solução governativa defende? Algumas das perguntas a colocar a Jerónimo de Sousa, quinta-feira, na Edição da Noite. O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa? Deixe a sua pergunta no espaço de comentário a este artigo.

  • Milhares de portugueses na marcha da CDU em Lisboa
    4:46

    País

    Milhares de pessoas juntaram-se este sábado, em Lisboa, numa marcha convocada pela CDU. Os manifestantes desceram a Avenida da Liberdade rumo aos Restauradores e ouviram, no final, Jerónimo de Sousa dizer "Basta" ao atual Governo e a apresentar-se com alternativa de esquerda.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29