sicnot

Perfil

País

Jerónimo de Sousa é cabeça de lista da CDU por Lisboa nas legislativas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser o cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) por Lisboa nas próximas eleições legislativas, anunciou hoje a coligação. 

NUNO VEIGA

Líder dos comunistas desde 2004, Jerónimo de Sousa volta candidatar-se por Lisboa, a exemplo do que aconteceu em 2011, e é um dos primeiros sete cabeças de lista anunciados pela CDU, hoje em comunicado. 

Francisco Lopes, antigo candidato presidencial apoiado pelo PCP em 2011, deputado e membro da comissão política dos comunistas, volta a ser o número um na lista da CDU de Setúbal.  

Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP, encabeça a lista da CDU pelo círculo dos Açores, enquanto a psicóloga e deputada Carla Cruz concorre pelo círculo de Braga. 

Pelo círculo de Portalegre concorre Manuela Cunha, animadora cultural e membro do Partido Ecologista "Os Verdes", parceiro do PCP na CDU.

No círculo da Europa, a coligação candidata Teresa Soares, professora, e no círculo Fora da Europa a escolha é Helena Cunha, historiadora. 

As eleições legislativas realizam-se no outono, mas a data ainda não foi marcada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. 

Nas legislativas de 2011, a CDU obteve 7,9% dos votos e elegeu 16 deputados à Assembleia da República. 

Lusa
  • PCP acusa o Governo de "maltratar a cultura"

    Cultura

    O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou esta quinta-feira o Governo por ter substituído o Ministério da Cultura por uma secretaria de Estado, acusando ainda o Executivo de "maltratar a cultura" no plano orçamental.

  • O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa?

    País

    Na próxima quinta-feira, 11 de junho, o secretário-geral do PCP vai ser entrevistado por Ana Lourenço na Edição da Noite, às 22h00. Com eleições no horizonte, o PCP já ligou os motores de campanha. Já tem programa eleitoral e está a mobilizar as suas hostes. O que propõe o PCP para o País? Que respostas tem para os principais problemas? Que solução governativa defende? Algumas das perguntas a colocar a Jerónimo de Sousa, quinta-feira, na Edição da Noite. O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa? Deixe a sua pergunta no espaço de comentário a este artigo.

  • Milhares de portugueses na marcha da CDU em Lisboa
    4:46

    País

    Milhares de pessoas juntaram-se este sábado, em Lisboa, numa marcha convocada pela CDU. Os manifestantes desceram a Avenida da Liberdade rumo aos Restauradores e ouviram, no final, Jerónimo de Sousa dizer "Basta" ao atual Governo e a apresentar-se com alternativa de esquerda.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC