sicnot

Perfil

País

Jerónimo de Sousa é cabeça de lista da CDU por Lisboa nas legislativas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai ser o cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) por Lisboa nas próximas eleições legislativas, anunciou hoje a coligação. 

NUNO VEIGA

Líder dos comunistas desde 2004, Jerónimo de Sousa volta candidatar-se por Lisboa, a exemplo do que aconteceu em 2011, e é um dos primeiros sete cabeças de lista anunciados pela CDU, hoje em comunicado. 

Francisco Lopes, antigo candidato presidencial apoiado pelo PCP em 2011, deputado e membro da comissão política dos comunistas, volta a ser o número um na lista da CDU de Setúbal.  

Aníbal Pires, deputado regional e coordenador da direção regional dos Açores do PCP, encabeça a lista da CDU pelo círculo dos Açores, enquanto a psicóloga e deputada Carla Cruz concorre pelo círculo de Braga. 

Pelo círculo de Portalegre concorre Manuela Cunha, animadora cultural e membro do Partido Ecologista "Os Verdes", parceiro do PCP na CDU.

No círculo da Europa, a coligação candidata Teresa Soares, professora, e no círculo Fora da Europa a escolha é Helena Cunha, historiadora. 

As eleições legislativas realizam-se no outono, mas a data ainda não foi marcada pelo Presidente da República, Cavaco Silva. 

Nas legislativas de 2011, a CDU obteve 7,9% dos votos e elegeu 16 deputados à Assembleia da República. 

Lusa
  • PCP acusa o Governo de "maltratar a cultura"

    Cultura

    O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou esta quinta-feira o Governo por ter substituído o Ministério da Cultura por uma secretaria de Estado, acusando ainda o Executivo de "maltratar a cultura" no plano orçamental.

  • O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa?

    País

    Na próxima quinta-feira, 11 de junho, o secretário-geral do PCP vai ser entrevistado por Ana Lourenço na Edição da Noite, às 22h00. Com eleições no horizonte, o PCP já ligou os motores de campanha. Já tem programa eleitoral e está a mobilizar as suas hostes. O que propõe o PCP para o País? Que respostas tem para os principais problemas? Que solução governativa defende? Algumas das perguntas a colocar a Jerónimo de Sousa, quinta-feira, na Edição da Noite. O que gostaria de perguntar a Jerónimo de Sousa? Deixe a sua pergunta no espaço de comentário a este artigo.

  • Milhares de portugueses na marcha da CDU em Lisboa
    4:46

    País

    Milhares de pessoas juntaram-se este sábado, em Lisboa, numa marcha convocada pela CDU. Os manifestantes desceram a Avenida da Liberdade rumo aos Restauradores e ouviram, no final, Jerónimo de Sousa dizer "Basta" ao atual Governo e a apresentar-se com alternativa de esquerda.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC