sicnot

Perfil

País

Trânsito condicionado e mais transportes públicos na grande noite das Festas de Lisboa

A celebração da noite de Santo António em Lisboa vai provocar condicionamentos ao trânsito entre hoje e sábado e motivar o reforço do serviço de transportes públicos da CP, do Metro, da Carris e da Transtejo.

© Nacho Doce / Reuters

Devido ao desfile das marchas populares, o trânsito vai estar condicionado a partir das 18:00 no eixo central da Avenida da Liberdade, na Rua Alexandre Herculano e na Rua das Pretas, e, meia hora mais tarde, vão fechar também ao trânsito automóvel o eixo central do Marquês de Pombal e a Praça dos Restauradores. Pelas 20:00, será cortada a circulação até ao Rossio.

A circulação nas vias de transportes públicos estará condicionada logo a partir das 14:30 e até às 18:00.

Entre as 18:00 de hoje e as 07:00 de sábado, os arraiais populares dos bairros de Alfama, São Vicente e Bica, em Lisboa, também vão provocar o encerramento do trânsito em 27 troços das freguesias de Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia, segundo informação do município, disponível no seu 'site', no espaço de alertas (http://www.cm-lisboa.pt/alertas).

A partir das 20:00, a Avenida Ribeira das Naus vai ficar encerrada ao trânsito e os condicionamentos podem estender-se ao viaduto da Avenida Mouzinho de Albuquerque (nascente) e à D. Carlos I (lado poente).

Para dar resposta à grande procura por parte dos passageiros durante a noite de Santo António, a CP -- Comboios de Portugal anunciou que vai reforçar a sua oferta nas linhas de Sintra e Cascais, onde a procura é mais significativa. À oferta regular acrescem os seguintes comboios: no percurso Rossio -- Sintra às 02:30, 03:30, 04:30 e 05:30 e no sentido Cais do Sodré -- Cascais às 02:30, 03:30 e 04:30.

Em relação ao Metro de Lisboa, a circulação vai ser reforçada em todas as linhas, a partir das 21:00, através da utilização de composições com seis carruagens, informou a Transportes de Lisboa, que agrega o Metro, a rodoviária Carris e a Transtejo/Soflusa (ligações fluviais).

As estações de Arroios e Areeiro serão encerradas a partir das 21:00.

O serviço da Carris prevê "um reforço das carreiras da Rede da Madrugada, desde a 01:00 do dia 13 de junho".

Com partida no Cais do Sodré vão ser reforçadas as carreiras 206 (Senhor Roubado), 210 (Prior Velho), 201 (Linda-a-Velha), 202 (Portas de Benfica) e 207 (Lumiar).

Na Praça da Figueira vai haver um reforço da carreira 208 (Oriente) e no Marquês de Pombal a medida recai sobre os percursos 736 (Senhor Roubado) e 207 (Lumiar). 

Devido aos condicionamentos de trânsito, relacionados com a celebração dos Casamentos de Santo António, a realização das marchas populares e os restantes festejo, o serviço regular da Carris vai ser afetado ao longo do dia, esclareceu a empresa dia.

O grupo Transtejo também vai reforçar a oferta de lugares, a partir das 20:00, nas ligações fluviais de Cacilhas (Almada) e Barreiro, pondo a circular navios com maior lotação em função da procura.

Já no sábado, a missa solene em honra de Santo António, que se realiza às 12:00, na Sé, e a procissão pelas ruas de Alfama, a partir das 17:00, vão também provocar condicionamentos de trânsito, nos períodos entre as 11:00 e as 13:00, e entre as 15:30 e as 20:00, no Largo da Madalena, Rua das Pedras Negras, Largo de Santa Luzia, Rua do Barão, Rua São João da Praça, Cruzes da Sé.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".