sicnot

Perfil

País

BE quer mais proteção para a agricultura e mais regulamentação para a distribuição

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje, em Santarém, uma maior proteção para a atividade agrícola, ao nível da repartição de apoios e da regulação do setor da grande distribuição.

Lusa

"Os produtores agrícolas têm feito um esforço imenso e meritório, mas na realidade a agricultura só representa 2% do PIB [Produto Interno Bruto] português e portanto precisa de mais apoio e de uma organização que proteja a produção agrícola no nosso país", afirmou Catarina Martins.

Em Santarém, onde hoje visitou a Feira Nacional de Agricultura, que decorre no Centro Nacional de Exposições até domingo, a bloquista disse que os apoios europeus são "distribuídos sempre pelos mesmos grandes produtores", existindo "muitos entraves à capacidade de os pequenos produtores receberem esses apoios".

Catarina Martins defendeu por isso que os fundos "cheguem a todos os agricultores e que não fiquem concentrados" sempre nos produtores de maior dimensão.

A porta-voz do BE lembrou que "este Governo teve o compromisso de proteger a agricultura da chantagem da grande distribuição", a qual tem "uma política de relacionamento com a agricultura, com os agricultores, que esmaga os preços e a possibilidade de produção agrícola no nosso país".

Apesar de ter sido criada a PARCA - Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar, a dirigente do BE sustentou que a mesma se limita "a observar" e "não faz aquilo que é essencial, que é regular os preços para que os agricultores tenham condições para vender aquilo que produzem".

Daí que o BE considere importante "pôr a grande distribuição no lugar", para que " não seja um instrumento para levar à falência os agricultores portugueses como tem sido até agora", concluiu Catarina Martins.

Lusa
  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) diagnosticou mais dois casos de legionella ligados ao surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou até agora 56 pessoas, cinco das quais morreram.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.