sicnot

Perfil

País

Helicópteros do INEM 100% operacionais em maio

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulgou hoje que, durante o mês de maio, os quatro helicópteros do serviço de emergência apresentaram uma taxa de operacionalidade de 100%.

Os quatro helicópteros do INEM, com base em Macedo de Cavaleiros, Santa Comba Dão, Loures e Loulé "apresentaram no mês de maio uma taxa de operacionalidade de 100%, dando resposta às 89 missões de socorro e assistência ao cidadão", refere o INEM num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o INEM, durante o mês de maio o helicóptero de Macedo de Cavaleiros foi acionado 25 vezes, o de Santa Comba Dão 20, o de Loures 35 e o de Loulé 9.

"O INEM confirma que as necessidades do país em matéria de helitransporte de emergência estão asseguradas em resultado das medidas que foram implementadas pelo instituto a este serviço", salientou.

No âmbito daquelas medidas, o INEM deslocalizou o helicóptero Agusta 109 da Base Aérea de Beja para Loulé de "forma a cobrir toda a região sul do país" e introduziu um quarto helicóptero, operado diretamente pelo instituto, em Santa Comba Dão.

No passado dia 22 de abril, o INEM disse ter deixado de ter disponíveis dois helicópteros Kamov de transporte de doentes.

A paragem esteve relacionada com a transferência de gestão dos helicópteros da Autoridade Nacional de Proteção Civil para a empresa Everjets, que ganhou este ano o concurso público de operação e manutenção dos aparelhos.

O INEM utilizava dois helicópteros Kamov, com base em Loulé e Santa Comba Dão, para transporte de doentes, sobretudo em emergências durante a noite.






Lusa
  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.