sicnot

Perfil

País

Morreu António Marques Mendes, fundador do PPD

O advogado António Marques Mendes, fundador do Partido Popular Democrático (PPD)e pai de Luís Marques Mendes, morreu hoje aos 81 anos, no Porto, disse à Lusa fonte da família.

Segundo a mesma fonte, o social-democrata morreu no Hospital de Santo António, onde se encontrava internado há cerca de uma semana devido a problemas cardíacos. 

António Marques Mendes esteve envolvido na fundação do PPD em conjunto com Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mota Pinto, Mota Amaral, Alberto João Jardim e António Barbosa de Melo.

O funeral realiza-se na terça-feira, pelas 16:00, na Igreja de Arões, S. Romão, em Fafe.

António Marques Mendes, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fez carreira como advogado.

O social-democrata ocupou os cargos de presidente da Câmara de Fafe e de deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga nas I, III, IV, V e VI legislaturas.

António Marques Mendes foi ainda deputado europeu entre 1987 e 1994.


Lusa
  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.