sicnot

Perfil

País

PR inicia hoje visita de Estado de dois dias à Bulgária

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inicia hoje uma visita de Estado de dois dias à Bulgária, para onde se deslocou acompanhado de uma comitiva de mais de 20 empresários.

TIAGO PETINGA/ LUSA

No primeiro dia da deslocação à Bulgária, a agenda do chefe de Estado, que chegou no domingo à noite à capital, Sófia, está dividida em dois momentos, um mais institucional e outro mais cultural.

Pela manhã, o Presidente da República será recebido pelo seu homólogo búlgaro, Rosen Plevneliev, na Praça S. Al. Nevsky com honras militares.

Depois da cerimónia de boas-vindas, os dois chefes de Estado deslocam-se até ao monumento ao soldado desconhecido, seguindo posteriormente para a Presidência da República da Bulgária.

Cavaco Silva e Rosen Plevneliev têm depois um encontro privado, no fim do qual darão uma conferência de imprensa conjunta.

À tarde, a comitiva presidencial irá visitar a Igreja Báoyana e o Museu Nacional de História.

O dia terminará com um jantar oficial oferecido pelo Presidente da Bulgária ao chefe de Estado português.

Acompanham a visita de Cavaco Silva à Bulgária representantes de 24 empresas, de setores como a construção , moldes, consultadoria, energias renováveis, vinhos, azeite, entre outros.

Segundo fonte da Presidência da República, Portugal e a Bulgária são parceiros de negócios de longa data, mas as trocas comerciais são ainda muito reduzidas, registando-se um défice na balança comercial, com as exportações a atingirem no ano passado 66 milhões de euros e as importações 110 milhões.

De acordo com o AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), o número de empresas portuguesas que exportam para a Bulgária cresceu entre 2009 e 2013, passando de 189 em 2009 para 510 em 2013.

Além da delegação empresarial, acompanham Cavaco Silva na visita de Estado à Bulgária, realizada a convite do chefe de Estado búlgaro, os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia e representantes dos grupos parlamentares.


Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.