sicnot

Perfil

País

PR inicia hoje visita de Estado de dois dias à Bulgária

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inicia hoje uma visita de Estado de dois dias à Bulgária, para onde se deslocou acompanhado de uma comitiva de mais de 20 empresários.

TIAGO PETINGA/ LUSA

No primeiro dia da deslocação à Bulgária, a agenda do chefe de Estado, que chegou no domingo à noite à capital, Sófia, está dividida em dois momentos, um mais institucional e outro mais cultural.

Pela manhã, o Presidente da República será recebido pelo seu homólogo búlgaro, Rosen Plevneliev, na Praça S. Al. Nevsky com honras militares.

Depois da cerimónia de boas-vindas, os dois chefes de Estado deslocam-se até ao monumento ao soldado desconhecido, seguindo posteriormente para a Presidência da República da Bulgária.

Cavaco Silva e Rosen Plevneliev têm depois um encontro privado, no fim do qual darão uma conferência de imprensa conjunta.

À tarde, a comitiva presidencial irá visitar a Igreja Báoyana e o Museu Nacional de História.

O dia terminará com um jantar oficial oferecido pelo Presidente da Bulgária ao chefe de Estado português.

Acompanham a visita de Cavaco Silva à Bulgária representantes de 24 empresas, de setores como a construção , moldes, consultadoria, energias renováveis, vinhos, azeite, entre outros.

Segundo fonte da Presidência da República, Portugal e a Bulgária são parceiros de negócios de longa data, mas as trocas comerciais são ainda muito reduzidas, registando-se um défice na balança comercial, com as exportações a atingirem no ano passado 66 milhões de euros e as importações 110 milhões.

De acordo com o AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), o número de empresas portuguesas que exportam para a Bulgária cresceu entre 2009 e 2013, passando de 189 em 2009 para 510 em 2013.

Além da delegação empresarial, acompanham Cavaco Silva na visita de Estado à Bulgária, realizada a convite do chefe de Estado búlgaro, os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia e representantes dos grupos parlamentares.


Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira