sicnot

Perfil

País

Pinto Balsemão considera António Marques Mendes um dos "mais notáveis" do PSD

O fundador do PPD Francisco Pinto Balsemão considerou que António Marques Mendes, falecido hoje aos 81 anos, foi uma das figuras "mais notáveis" da história do partido e um exemplo de retidão e cordialidade.

Arquivo

Arquivo

MIGUEL A. LOPES

"António Marques Mendes foi uma das figuras mais notáveis da história do PSD [antigo Partido Popular Democrático (PPD)]", afirma Francisco Pinto Balsemão em nota enviada às redações, acrescentando que o advogado "foi sempre um exemplo de retidão e de cordialidade".

"Nunca esquecerei o apoio que dele recebi em horas difíceis da minha carreira política, nem da lealdade que sempre pautou as nossas relações", sublinhou ainda o antigo primeiro-ministro e fundador do PSD ao lado de António Marques Mendes.

António Marques Mendes, pai do antigo líder do PSD Luís Marques Mendes, morreu hoje aos 81 anos, no Porto.

António Marques Mendes esteve envolvido na fundação do PPD em conjunto com Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mota Pinto, Mota Amaral, Alberto João Jardim e António Barbosa de Melo.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fez carreira como advogado, tendo ocupado ainda os cargos de presidente da Câmara de Fafe e de deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga nas I, III, IV, V e VI legislaturas.

António Marques Mendes foi ainda deputado europeu entre 1987 e 1994.

 





Lusa
  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.