sicnot

Perfil

País

Pinto Balsemão considera António Marques Mendes um dos "mais notáveis" do PSD

O fundador do PPD Francisco Pinto Balsemão considerou que António Marques Mendes, falecido hoje aos 81 anos, foi uma das figuras "mais notáveis" da história do partido e um exemplo de retidão e cordialidade.

Arquivo

Arquivo

MIGUEL A. LOPES

"António Marques Mendes foi uma das figuras mais notáveis da história do PSD [antigo Partido Popular Democrático (PPD)]", afirma Francisco Pinto Balsemão em nota enviada às redações, acrescentando que o advogado "foi sempre um exemplo de retidão e de cordialidade".

"Nunca esquecerei o apoio que dele recebi em horas difíceis da minha carreira política, nem da lealdade que sempre pautou as nossas relações", sublinhou ainda o antigo primeiro-ministro e fundador do PSD ao lado de António Marques Mendes.

António Marques Mendes, pai do antigo líder do PSD Luís Marques Mendes, morreu hoje aos 81 anos, no Porto.

António Marques Mendes esteve envolvido na fundação do PPD em conjunto com Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mota Pinto, Mota Amaral, Alberto João Jardim e António Barbosa de Melo.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fez carreira como advogado, tendo ocupado ainda os cargos de presidente da Câmara de Fafe e de deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga nas I, III, IV, V e VI legislaturas.

António Marques Mendes foi ainda deputado europeu entre 1987 e 1994.

 





Lusa
  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".