sicnot

Perfil

País

Pinto Balsemão considera António Marques Mendes um dos "mais notáveis" do PSD

O fundador do PPD Francisco Pinto Balsemão considerou que António Marques Mendes, falecido hoje aos 81 anos, foi uma das figuras "mais notáveis" da história do partido e um exemplo de retidão e cordialidade.

Arquivo

Arquivo

MIGUEL A. LOPES

"António Marques Mendes foi uma das figuras mais notáveis da história do PSD [antigo Partido Popular Democrático (PPD)]", afirma Francisco Pinto Balsemão em nota enviada às redações, acrescentando que o advogado "foi sempre um exemplo de retidão e de cordialidade".

"Nunca esquecerei o apoio que dele recebi em horas difíceis da minha carreira política, nem da lealdade que sempre pautou as nossas relações", sublinhou ainda o antigo primeiro-ministro e fundador do PSD ao lado de António Marques Mendes.

António Marques Mendes, pai do antigo líder do PSD Luís Marques Mendes, morreu hoje aos 81 anos, no Porto.

António Marques Mendes esteve envolvido na fundação do PPD em conjunto com Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão, Mota Pinto, Mota Amaral, Alberto João Jardim e António Barbosa de Melo.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, fez carreira como advogado, tendo ocupado ainda os cargos de presidente da Câmara de Fafe e de deputado na Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga nas I, III, IV, V e VI legislaturas.

António Marques Mendes foi ainda deputado europeu entre 1987 e 1994.

 





Lusa
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57