sicnot

Perfil

País

Apresentadas hoje várias recomendações para melhorar vida dos idosos

Especialistas apresentam hoje, na Assembleia da República, várias recomendações para "estimular políticas" e criar boas práticas promotoras do envelhecimento ativo e saudável, como espaços e serviços amigos do idoso e soluções integradas de saúde e assistência social.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Michaela Rehle / Reuters

As recomendações, resultantes do trabalho realizado pelo consórcio nacional Ageing@Coimbra, região europeia de referência para o envelhecimento ativo e saudável, vão ser apresentadas num debate, no auditório da AR, que reúne deputados, membros do Parlamento e de entidades das áreas sociais, da saúde e da sociedade civil.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador científico do Ageing@Coimbra, João Malva, explicou que estas recomendações passam por algumas medidas preventivas e de promoção de saúde que visam uma vida melhor, ativa e saudável, adaptada à idade avançada. 

"Temos um enorme problema relacionado com o envelhecimento das populações" e estas alterações demográficas fazem com que haja um número cada vez maior de idosos e um menor número de jovens adultos em idade produtiva, explicou.

Esta situação causa "grandes problemas a nível da integração dos idosos na vida ativa das sociedades", mas também nos sistemas de saúde e apoio social.

"Há um grande número de cidadãos que tem má qualidade de vida", diferentes doenças crónicas e vão perdendo funcionalidades, dignidade, acabando por "estar mais excluídos da sociedade produtiva".

Além da perda de dignidade que afeta os seniores, "há também o problema económico e social que ataca os estados, porque um grande número de pessoas depende de ajuda da sociedade", sublinhou João Malva.

As propostas visam combater estas situações, através de medidas como a promoção de uma maior integração entre o sistema de acompanhamento social e cuidados de saúde no idoso, para evitar que trabalhem "de costas viradas uns para os outros".

Outras medidas passam por "atacar a doença crónica e gerir convenientemente a doença de modo a devolver saúde às pessoas", pela adesão à terapêutica médica, por evitar a 'polimedicação' e prevenir a fragilidade física, cognitiva e imunitária.

O desenho de políticas e espaços urbanos e rurais amigos dos idosos, que "facilitem a sua integração e não forcem a sua exclusão", e a promoção da investigação e do conhecimento sobre o envelhecimento para "conseguir criar uma sociedade mais culta" sobre este problema são outras das propostas.

 "Se a sociedade entender melhor o problema está mais recetiva a implementar as boas práticas para resolver estes problemas", defendeu João Malva, advertindo que, até 2050, Portugal será um dos 10 países mais envelhecidos do mundo.

Segundo João Malva, estas recomendações visam sobretudo sensibilizar a população: "Só com o fortíssimo apoio da sociedade a estas causas é que os decisores políticos e os decisores de um modo geral podem tomar decisões de fundo e levar à prática as alterações".

"É muito importante uma cultura de mudança, que se constate que há problemas e que é necessário atacá-los" e estas recomendações fazem parte deste processo de transmitir a nossa preocupação e apontar alguns caminhos", acrescentou.



Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.