sicnot

Perfil

País

Apresentadas hoje várias recomendações para melhorar vida dos idosos

Especialistas apresentam hoje, na Assembleia da República, várias recomendações para "estimular políticas" e criar boas práticas promotoras do envelhecimento ativo e saudável, como espaços e serviços amigos do idoso e soluções integradas de saúde e assistência social.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Michaela Rehle / Reuters

As recomendações, resultantes do trabalho realizado pelo consórcio nacional Ageing@Coimbra, região europeia de referência para o envelhecimento ativo e saudável, vão ser apresentadas num debate, no auditório da AR, que reúne deputados, membros do Parlamento e de entidades das áreas sociais, da saúde e da sociedade civil.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador científico do Ageing@Coimbra, João Malva, explicou que estas recomendações passam por algumas medidas preventivas e de promoção de saúde que visam uma vida melhor, ativa e saudável, adaptada à idade avançada. 

"Temos um enorme problema relacionado com o envelhecimento das populações" e estas alterações demográficas fazem com que haja um número cada vez maior de idosos e um menor número de jovens adultos em idade produtiva, explicou.

Esta situação causa "grandes problemas a nível da integração dos idosos na vida ativa das sociedades", mas também nos sistemas de saúde e apoio social.

"Há um grande número de cidadãos que tem má qualidade de vida", diferentes doenças crónicas e vão perdendo funcionalidades, dignidade, acabando por "estar mais excluídos da sociedade produtiva".

Além da perda de dignidade que afeta os seniores, "há também o problema económico e social que ataca os estados, porque um grande número de pessoas depende de ajuda da sociedade", sublinhou João Malva.

As propostas visam combater estas situações, através de medidas como a promoção de uma maior integração entre o sistema de acompanhamento social e cuidados de saúde no idoso, para evitar que trabalhem "de costas viradas uns para os outros".

Outras medidas passam por "atacar a doença crónica e gerir convenientemente a doença de modo a devolver saúde às pessoas", pela adesão à terapêutica médica, por evitar a 'polimedicação' e prevenir a fragilidade física, cognitiva e imunitária.

O desenho de políticas e espaços urbanos e rurais amigos dos idosos, que "facilitem a sua integração e não forcem a sua exclusão", e a promoção da investigação e do conhecimento sobre o envelhecimento para "conseguir criar uma sociedade mais culta" sobre este problema são outras das propostas.

 "Se a sociedade entender melhor o problema está mais recetiva a implementar as boas práticas para resolver estes problemas", defendeu João Malva, advertindo que, até 2050, Portugal será um dos 10 países mais envelhecidos do mundo.

Segundo João Malva, estas recomendações visam sobretudo sensibilizar a população: "Só com o fortíssimo apoio da sociedade a estas causas é que os decisores políticos e os decisores de um modo geral podem tomar decisões de fundo e levar à prática as alterações".

"É muito importante uma cultura de mudança, que se constate que há problemas e que é necessário atacá-los" e estas recomendações fazem parte deste processo de transmitir a nossa preocupação e apontar alguns caminhos", acrescentou.



Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.