sicnot

Perfil

País

Cavaco termina visita à Bulgária com economia no centro da agenda

O Presidente da República termina hoje uma visita de Estado de dois dias à Bulgária, um país que, conforme já admitiu Cavaco Silva, tem um relacionamento com Portugal ainda "muito aquém das potencialidades existentes".  

TIAGO PETINGA/ LUSA

Esta ideia foi já deixada pelo chefe de Estado português no primeiro dia da visita à capital búlgara e deverá voltar a ser defendida perante empresários portugueses e búlgaros no Fórum Empresarial que terá lugar pela manhã, em Sófia. 

 
 

O Fórum Empresarial será, aliás, o primeiro ponto do programa de hoje e contará com a presença dos chefes de Estado português e búlgaro. 

 
 

O objetivo do encontro já foi traçado por Cavaco Silva na segunda-feira à noite, num jantar com o seu homólogo búlgaro, Rosen Plevneliev: "identificar e promover novas oportunidades de negócio e investimento entre empresários portugueses e búlgaros". 

 
 

Do lado português estarão presentes no Fórum os representantes de mais de 20 empresas portuguesas que acompanham a visita do Presidente da República à Bulgária, de setores como a construção, moldes, consultadoria, energias renováveis, vinhos e azeite, entre outros. 

 
 

Segundo fonte da Presidência da República, Portugal e a Bulgária são parceiros de negócios de longa data, mas as trocas comerciais são ainda muito reduzidas, registando-se um défice na balança comercial, com as exportações a atingir no ano passado 66 milhões de euros e as importações 110 milhões. 

 
 

Do Fórum Empresarial, a comitiva presidencial partirá para a Assembleia Nacional, onde Cavaco Silva se irá encontrar com a presidente daquele órgão, seguindo depois para a sede do Conselho de Ministros, onde se reunirá com o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov. 

 
 

Tal como aconteceu no primeiro dia da visita, a tarde voltará a ser dedicada à cultura, com uma visita à Universidade de Sófia, onde o chefe de Estado irá agraciar personalidades búlgaras, seguindo-se depois um concerto de fado de Ana Moura. 

 
 

Ao início da noite, a comitiva presidencial partirá do aeroporto de Sófia com destino a Bucareste, a capital da Roménia, país que o Presidente da República visitará na quarta e na quinta-feira.



Lusa

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC