sicnot

Perfil

País

Notas nos exames do básico subiram

As notas finais dos exames nacionais dos 4º e 6º anos foram superiores às de 2014. Os resultados já são conhecidos.

No 1.º Ciclo (4.º ano), a classificação média a Português foi de 65,6% e a Matemática ficou em 59,6%, de acordo com os dados do Júri Nacional de Exames.

Para o 2.º Ciclo (6.º ano), a classificação média este ano é de 59,5% a Português e de 51% a Matemática.

No ano passado, os alunos do 4.º ano obtiveram, na 1.ª fase das provas finais, notas médias positivas a Português (62,2%) e Matemática (56,1%), mas, no 6.º ano, apenas Português teve um registo médio positivo (57,9%), com a Matemática a ter média negativa (47,3%).

O Ministério da Educação considera, em comunicado, que a aplicação destas provas ao longo dos anos aponta para "uma tendência positiva" de adaptação do sistema, tanto às novas metas como à introdução dos exames dos alunos mais novos.

Na prova de Português do 1.º Ciclo, 86% obteve uma classificação igual ou superior ao nível 3 (positiva numa escala de um a cinco), enquanto na prova de Matemática a percentagem de alunos com classificação igual ou superior a 3 foi de 70%, sublinha o ministério. 

Apenas cinco por cento dos alunos atingiu o nível 5 a Matemática. A Português o nível 5 foi atingido por 7% dos alunos que realizaram a prova na primeira fase.

No 2.º Ciclo, na prova de Português, 77% dos alunos alcançaram uma classificação igual ou superior ao nível 3, enquanto na prova de Matemática a percentagem de alunos com classificação igual ou superior ao nível 3 foi 55%.

O nível 5 foi alcançado por 4% dos alunos a Português e 5% a Matemática.

Em ambos os ciclos está previsto um período de acompanhamento extraordinário, até 08 de julho, para repetirem os exames quando está em risco a transição de ano para outro ciclo de ensino, uma medida criada pelo atual governo, que continua a defender a importância destas provas.

As provas finais do 1.º Ciclo foram realizadas em 1.100 escolas de acolhimento, pertencendo os alunos a 4.200 escolas de origem.

As provas do 2.º Ciclo foram realizadas em 1.133 escolas. Ambas as provas abrangeram todos os alunos de Portugal continental, das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e alunos das escolas com currículo português no estrangeiro.

No total, foram realizadas 195.852 provas no 4.º ano de escolaridade e 213.720 provas no 6.º ano, relativas às disciplinas de Português, de Matemática e de Português Língua Não Materna. 

Para a classificação das provas foram mobilizados 10.781 professores. Os resultados foram afixados hoje nas escolas.



Com Lusa
  • DIRETO: Portuguesa entre os 14 mortos dos atentados na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das 13 vítimas mortais do atentado de ontem em Barcelona é portuguesa e há uma outra portuguesa desaparecida. Entretanto, uma pessoa morreu e cinco suspeitos foram abatidos num segundo ataque esta madrugada em Cambrils. As buscas centram-se num nome: Moussa Oukabir. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35
  • Driss Oukabir: suspeito do atentado ou vítima de roubo de identidade?
    2:40

    Ataque em Barcelona

    Um dos dois suspeitos, do ataque nas Ramblas, detidos pela polícia foi inicialmente identificado como Driss Oukabir, um homem de 28 anos. Mais tarde, um homem com o mesmo nome apresentou-se numa esquadra em Girona, a mais de 100 quilómetros do local do atropelamento afirmando que lhe tinha sido roubada a identificação. De acordo com alguma imprensa espanhola, poderá ter sido o irmão, Moussa Oukabir, um jovem de 18 anos que vive em Barcelona, como explicou também Nuno Rogeiro, comentador da SIC.

  • "O abandono provoca incêndios desta dimensão"
    0:55

    País

    O antigo vereador da Câmara de Mação José Silva acredita que a desertificação do interior também é, em parte, responsável pelos incêndios. Segundo José Silva, Mação tem cada vez menos habitantes e é por essa razão que os terrenos são deixados ao abandono.

  • Mação perdeu 80% da área florestal
    3:39
  • Ágata candidata-se à Câmara de Castanheira de Pera
    3:42