sicnot

Perfil

País

Aguiar-Branco defende que crise grega deve servir de lição aos que fazem promessas em Portugal

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, disse esta quarta-feira que a crise grega deve servir de "ensinamento" para aqueles que, em Portugal, "debitam" promessas que sabem não poder cumprir.

José Pedro Aguiar-Branco frisou que existe uma "genuína preocupação" com a crise grega para a qual deseja um "final feliz".

José Pedro Aguiar-Branco frisou que existe uma "genuína preocupação" com a crise grega para a qual deseja um "final feliz".

Juan Martinez Espinosa / Lusa

"Aconselho os que hoje fazem promessas em Portugal tenham devida atenção porque depois não as cumprindo acontecem situações iguais às da Grécia", afirmou o ministro à margem da inauguração da Fábrica Caetano Aeronautic, em Vila Nova de Gaia.

O governante lembrou que em campanha eleitoral o Syriza (partido grego de esquerda radical), atualmente no poder liderado por Alexis Tsipras, fez um "mar de promessas" que, agora, não pode cumprir.

"Quem faz promessas tem de ter a certeza que as pode cumprir porque isso acarreta consequências", realçou, referindo ainda que "o que se retira de ensinamento para cá é que quem faz promessas tem de ter certezas que as pode cumprir". 

José Pedro Aguiar-Branco frisou que existe uma "genuína preocupação" com a crise grega para a qual deseja um "final feliz". 

A Grécia atravessa atualmente um período conturbado ao nível das contas públicas, não tendo ainda chegado a acordo com os credores internacionais mesmo com cerca de quatro meses de negociações já volvidos com o Governo do Syriza liderado por Alexis Tsipras.
Lusa
  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.