sicnot

Perfil

País

Aguiar-Branco defende que crise grega deve servir de lição aos que fazem promessas em Portugal

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, disse esta quarta-feira que a crise grega deve servir de "ensinamento" para aqueles que, em Portugal, "debitam" promessas que sabem não poder cumprir.

José Pedro Aguiar-Branco frisou que existe uma "genuína preocupação" com a crise grega para a qual deseja um "final feliz".

José Pedro Aguiar-Branco frisou que existe uma "genuína preocupação" com a crise grega para a qual deseja um "final feliz".

Juan Martinez Espinosa / Lusa

"Aconselho os que hoje fazem promessas em Portugal tenham devida atenção porque depois não as cumprindo acontecem situações iguais às da Grécia", afirmou o ministro à margem da inauguração da Fábrica Caetano Aeronautic, em Vila Nova de Gaia.

O governante lembrou que em campanha eleitoral o Syriza (partido grego de esquerda radical), atualmente no poder liderado por Alexis Tsipras, fez um "mar de promessas" que, agora, não pode cumprir.

"Quem faz promessas tem de ter a certeza que as pode cumprir porque isso acarreta consequências", realçou, referindo ainda que "o que se retira de ensinamento para cá é que quem faz promessas tem de ter certezas que as pode cumprir". 

José Pedro Aguiar-Branco frisou que existe uma "genuína preocupação" com a crise grega para a qual deseja um "final feliz". 

A Grécia atravessa atualmente um período conturbado ao nível das contas públicas, não tendo ainda chegado a acordo com os credores internacionais mesmo com cerca de quatro meses de negociações já volvidos com o Governo do Syriza liderado por Alexis Tsipras.
Lusa
  • Primeiras projeções dão vitória a Angela Merkel

    Mundo

    A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas deste domingo com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela televisão pública ZDF.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.