sicnot

Perfil

País

INEM abre em julho 25 postos de emergência médica em corpos de bombeiros

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje que vai abrir, no início de julho, 25 postos de emergência médica (PEM) em corpos de bombeiros, totalizando 300 ambulâncias em 257 dos 278 concelhos do país.

Em comunicado, o INEM adianta que com a abertura deste 25 postos PEM "apenas 21 concelhos" ficam sem estas ambulâncias que são operadas pelos corpos de bombeiros.

Dos 25 PEM a abrir em julho, sete já estavam previstos no plano de 2014 e transitaram para 2015, 15 estavam planeados para este ano e três foram antecipadas de 2016, refere o INEM.

O Instituto Nacional de Emergência Médica destaca que em julho vão ser abertos o maior número de postos PEM desde há cinco anos, passando das 226 ambulâncias nos bombeiros, em 2010, para as 300, em 2015.

No final de 2014, o INEM tinha 275 PEM em 232 dos 278 concelhos, porque existem 26 concelhos com mais de um posto.

Os postos PEM são ambulâncias de socorro operadas nos corpos de bombeiros e que são entregues pelo INEM com as características técnicas, sanitárias, equipamento e material normativamente exigidos.

Segundo o INEM, a área de intervenção destas ambulâncias é a de atuação do corpo de bombeiros, podendo ser alargada sempre que as necessidades de prestação de socorro o exijam, como em situações de escassez ou inexistência temporária de veículos ou tripulação adequada ou situações em que a urgência clínica implique a ativação do meio mais próximo.

Lusa
  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.