sicnot

Perfil

País

INEM abre em julho 25 postos de emergência médica em corpos de bombeiros

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje que vai abrir, no início de julho, 25 postos de emergência médica (PEM) em corpos de bombeiros, totalizando 300 ambulâncias em 257 dos 278 concelhos do país.

Em comunicado, o INEM adianta que com a abertura deste 25 postos PEM "apenas 21 concelhos" ficam sem estas ambulâncias que são operadas pelos corpos de bombeiros.

Dos 25 PEM a abrir em julho, sete já estavam previstos no plano de 2014 e transitaram para 2015, 15 estavam planeados para este ano e três foram antecipadas de 2016, refere o INEM.

O Instituto Nacional de Emergência Médica destaca que em julho vão ser abertos o maior número de postos PEM desde há cinco anos, passando das 226 ambulâncias nos bombeiros, em 2010, para as 300, em 2015.

No final de 2014, o INEM tinha 275 PEM em 232 dos 278 concelhos, porque existem 26 concelhos com mais de um posto.

Os postos PEM são ambulâncias de socorro operadas nos corpos de bombeiros e que são entregues pelo INEM com as características técnicas, sanitárias, equipamento e material normativamente exigidos.

Segundo o INEM, a área de intervenção destas ambulâncias é a de atuação do corpo de bombeiros, podendo ser alargada sempre que as necessidades de prestação de socorro o exijam, como em situações de escassez ou inexistência temporária de veículos ou tripulação adequada ou situações em que a urgência clínica implique a ativação do meio mais próximo.

Lusa
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.