sicnot

Perfil

País

José Saramago e Sophia de Mello Breyner no exame de Português do 12º ano

José Saramago, Sophia de Mello Breyner e José Tolentino Mendonça foram os autores escolhidos para o exame de Português realizado hoje pelos alunos do 12.º ano e que exigia "grande concentração", segundo a Associação de Professores de Português (APP). 

1995 - José Saramago recebe o Prémio Camões.

1995 - José Saramago recebe o Prémio Camões.

AP Images - ARMANDO FRANCA

No parecer ao exame da primeira fase, a APP afirma que a prova foi elaborada de acordo com o programa, pautando-se pela coerência estrutural, embora exigindo dos alunos "um elevado grau de concentração e atenção", o que "já deverá existir em alunos deste nível de escolaridade".

A primeira parte do exame apresentava um excerto de "Memorial do Convento", de José Saramago, seguindo-se um grupo com um poema de Sophia de Mello Breyner, inserido na rubrica "Poetas do século XX".

Segundo a APP, as duas questões apresentadas obrigavam a que o examinando assimilasse toda a linguagem metafórica aí existente, exigindo "grande concentração".

No II grupo, um texto de José Tolentino Mendonça que obrigavam também a "uma leitura muito atenta".

Este é o maior exame do ensino secundário, com 72.986 inscrições.

Lusa
  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.