sicnot

Perfil

País

José Saramago e Sophia de Mello Breyner no exame de Português do 12º ano

José Saramago, Sophia de Mello Breyner e José Tolentino Mendonça foram os autores escolhidos para o exame de Português realizado hoje pelos alunos do 12.º ano e que exigia "grande concentração", segundo a Associação de Professores de Português (APP). 

1995 - José Saramago recebe o Prémio Camões.

1995 - José Saramago recebe o Prémio Camões.

AP Images - ARMANDO FRANCA

No parecer ao exame da primeira fase, a APP afirma que a prova foi elaborada de acordo com o programa, pautando-se pela coerência estrutural, embora exigindo dos alunos "um elevado grau de concentração e atenção", o que "já deverá existir em alunos deste nível de escolaridade".

A primeira parte do exame apresentava um excerto de "Memorial do Convento", de José Saramago, seguindo-se um grupo com um poema de Sophia de Mello Breyner, inserido na rubrica "Poetas do século XX".

Segundo a APP, as duas questões apresentadas obrigavam a que o examinando assimilasse toda a linguagem metafórica aí existente, exigindo "grande concentração".

No II grupo, um texto de José Tolentino Mendonça que obrigavam também a "uma leitura muito atenta".

Este é o maior exame do ensino secundário, com 72.986 inscrições.

Lusa
  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16