sicnot

Perfil

País

PS apresenta projeto e apela ao consenso para encurtar os prazos eleitorais

O PS apresentou hoje um projeto para encurtar prazos eleitorais entre a convocação das eleições e publicação oficial dos resultados, matéria em que apelou a um amplo consenso partidário, envolvendo também o Presidente da República.

Este diploma foi apresentado pelo coordenador da bancada socialista na Comissão de Assuntos Constitucionais, Luís Pita Ameixa, numa conferência de imprensa em que alegou que, de forma injustificada, até pela existência das novas tecnologias de informação, os prazos eleitorais em Portugal continua a ser bem mais extensos do que em outras democracias.

Luís Pita Ameixa frisou que esta matéria precisa de uma maioria absoluta para ser aprovado e referiu que o PS, entre outros objetivos, pretende que, entre a marcação das eleições pelo Presidente da República e o ato final do processo, com a publicação oficial dos resultados em Diário da República, decorram apenas 50 dias em vez dos atuais 80 dias.

Lusa
  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC