sicnot

Perfil

País

Placas a proibir surf retiradas na Praia da Barra

As placas que proibiam a prática de surf na Praia da Barra, Ílhavo, foram hoje retiradas, confirmou o presidente da Câmara, Fernando Caçoilo, referindo ter sido encontrada "uma solução de equilíbrio".

SIC

"A questão está resolvida e já foram retiradas as placas de proibição", esclareceu.

Os surfistas que frequentam a praia da Barra foram surpreendidos nos últimos dias pela colocação de placas proibindo a modalidade, praticada desde há anos naquela praia e por ações de fiscalização da Polícia Marítima.

A polémica medida surgiu após uma queixa apresentada à Capitania e teve por base o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Ovar - Marinha Grande, aprovado em 2000, que interdita a prática da modalidade nas áreas balneares concessionadas.

A solução encontrada para conciliar os interesses entre surfistas e banhistas radica na interpretação que é dada à Lei pelo Instituto de Socorros a Náufragos, o qual considera que a zona vigiada das praias concessionadas não vai além de uma faixa de 50 metros da linha de costa.

"Estivemos envolvidos nos últimos dias a trabalhar em conjunto com as autoridades no sentido de arranjar uma solução de equilíbrio, sabendo que a proibição faz parte da Lei, o que nos levou à interdição na faixa de cinquenta metros. É preciso que estas questões sejam tratadas com equilíbrio e bom senso e é isso que se tentou nos últimos dias".

Com cerca de dois quilómetros de praia concessionada, os surfistas deixavam de ter condições para a prática da modalidade, devido à interpretação restritiva da Lei que estava a ser feita, conforme explicou ontem à Lusa o presidente da Associação de Surf de Aveiro, admitindo que hoje o problema fosse ultrapassado, na sequência de reuniões havidas com as várias entidades envolvidas.



Lusa
  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.