sicnot

Perfil

País

Concentração de ozono elevada em Lisboa e Vale do Tejo no sábado

A concentração de ozono deverá ser elevada no sábado, em Lisboa e Vale do Tejo, podendo provocar malefícios na saúde, sobretudo em crianças, idosos e doentes cardíacos e respiratórios, informou esta sexta-feira a autoridade regional.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) refere que o valor de concentração de ozono poderá ultrapassar 180 microgramas por metro cúbico, "definido como limiar de informação ao público para este poluente".

Segundo a CCDRLVT, para os níveis de concentração esperados, o ozono "pode provocar efeitos nocivos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis", como crianças, idosos e pessoas que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias, ou de doenças cardíacas.

A nota adverte que a exposição ao poluente afeta as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito se manifestar através de tosse, dores de cabeça ou do peito, falta de ar e irritações nos olhos.

Uma vez que os níveis mais elevados de ozono estão previstos para o período da tarde, a CCDRLVT recomenda que os grupos mais sensíveis da população "reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior". 

Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para o continente, temperaturas máximas entre os 29ºC (Faro) e 39ºC (Beja).

Em Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal do IPMA, as máximas previstas oscilam entre os 35ºC (Lisboa) e os 38ºC (Santarém).

Lusa
  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02