sicnot

Perfil

País

Concentração de ozono elevada em Lisboa e Vale do Tejo no sábado

A concentração de ozono deverá ser elevada no sábado, em Lisboa e Vale do Tejo, podendo provocar malefícios na saúde, sobretudo em crianças, idosos e doentes cardíacos e respiratórios, informou esta sexta-feira a autoridade regional.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) refere que o valor de concentração de ozono poderá ultrapassar 180 microgramas por metro cúbico, "definido como limiar de informação ao público para este poluente".

Segundo a CCDRLVT, para os níveis de concentração esperados, o ozono "pode provocar efeitos nocivos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis", como crianças, idosos e pessoas que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias, ou de doenças cardíacas.

A nota adverte que a exposição ao poluente afeta as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito se manifestar através de tosse, dores de cabeça ou do peito, falta de ar e irritações nos olhos.

Uma vez que os níveis mais elevados de ozono estão previstos para o período da tarde, a CCDRLVT recomenda que os grupos mais sensíveis da população "reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior". 

Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para o continente, temperaturas máximas entre os 29ºC (Faro) e 39ºC (Beja).

Em Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal do IPMA, as máximas previstas oscilam entre os 35ºC (Lisboa) e os 38ºC (Santarém).

Lusa
  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".