sicnot

Perfil

País

Concentração de ozono elevada em Lisboa e Vale do Tejo no sábado

A concentração de ozono deverá ser elevada no sábado, em Lisboa e Vale do Tejo, podendo provocar malefícios na saúde, sobretudo em crianças, idosos e doentes cardíacos e respiratórios, informou esta sexta-feira a autoridade regional.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) refere que o valor de concentração de ozono poderá ultrapassar 180 microgramas por metro cúbico, "definido como limiar de informação ao público para este poluente".

Segundo a CCDRLVT, para os níveis de concentração esperados, o ozono "pode provocar efeitos nocivos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis", como crianças, idosos e pessoas que sofrem de asma ou outras doenças respiratórias, ou de doenças cardíacas.

A nota adverte que a exposição ao poluente afeta as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito se manifestar através de tosse, dores de cabeça ou do peito, falta de ar e irritações nos olhos.

Uma vez que os níveis mais elevados de ozono estão previstos para o período da tarde, a CCDRLVT recomenda que os grupos mais sensíveis da população "reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior". 

Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para o continente, temperaturas máximas entre os 29ºC (Faro) e 39ºC (Beja).

Em Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com o portal do IPMA, as máximas previstas oscilam entre os 35ºC (Lisboa) e os 38ºC (Santarém).

Lusa
  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias