sicnot

Perfil

País

Praia da Figueirinha, em Setúbal, interditada devido a "contaminação fecal"

A praia da Figueirinha, uma das mais frequentadas no concelho de Setúbal, está interditada a banhos pelo menos até domingo devido a "contaminação fecal", disse hoje à Lusa o capitão do porto de Setúbal, Luís Jiménez.

"Recebemos informação da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] de que foi feita uma análise regular às águas da praia da Figueirinha que apresentou valores anormais da bactéria 'E. coli' e de que o delegado de Saúde, mediante estes resultados, desaconselhava a prática balnear", disse.

 "A própria APA colocou nos acessos às unidades balneares da Figueirinha os cartazes `banhos desaconselhados" e eu contactei cada um dos quatro concessionários da praia e os respetivos nadadores-salvadores e coloquei a bandeira vermelha de interdição a banhos", acrescentou. 

O capitão do porto de Setúbal adiantou ainda que os "resultados da contra-análise só deverão ser conhecidos no próximo domingo", pelo que a interdição a banhos na praia da Figueirinha se irá manter, pelo menos, durante o próximo fim-de-semana.

Testemunhas disseram à agência Lusa que os utentes que se encontravam na praia da Figueirinha hoje à tarde mostravam surpresa pela bandeira vermelha e têm estado a ser alertados pelos nadadores-salvadores, que os aconselham a não entrar na água. 

Este ano, a Figueirinha foi a única praia de Setúbal candidata à atribuição da bandeira azul, não se sabendo ainda se a interdição agora decretada poderá atrasar a cerimónia de atribuição do galardão, que estava prevista para a próxima semana.

Lusa
  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.