Investigadores de Coimbra desenvolvem terapia inovadora para tumores cerebrais

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram uma terapia inovadora para tratamento de tumores cerebrais, anunciou hoje a Universidade de Coimbra.

Contas da AMPR apontam para a existência de 700 médicos radiologistas  em Portugal, um número "manifestamente inferior" às necessidades (Reuters/ Arquivo)

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

Uma equipa de investigadores do CNC da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma "nanopartícula capaz de entregar moléculas terapêuticas a tumores cerebrais malignos", afirma uma nota da UC hoje divulgada.

A investigação, liderada por Conceição Pedroso de Lima, investigadora do CNC, resulta do trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos no desenvolvimento de "uma nova terapia para o glioblastoma, uma forma altamente maligna de tumor cerebral que reduz a vida dos doentes para 12 a 15 meses após diagnóstico", acrescenta a UC.

Foi demonstrado que "nanopartículas compostas por moléculas de gordura (lípido), às quais se junta uma proteína que reconhece especificamente células tumorais, entregam de forma eficiente a estas células pequenas moléculas terapêuticas (ácidos nucleicos que são macromoléculas localizadas no núcleo das células)", sublinha Pedro Costa, primeiro autor do estudo.

"A entrega destas moléculas terapêuticas, após administração intravenosa em ratinhos com glioblastoma, combinada com quimioterapia, resultou em significativa morte das células malignas e redução do tumor cerebral", salienta Pedro Costa.

Este estudo demonstra que "uma das limitações no tratamento dos tumores cerebrais, que está relacionada com a dificuldade em entregar moléculas terapêuticas aos tumores, pode ser ultrapassada através da utilização de 'veículos de transporte' direcionados especificamente para os tumores", explicita Conceição Pedroso de Lima.

Trata-se de "um passo importante", embora ainda se esteja numa fase inicial para o "desenvolvimento de uma abordagem terapêutica que se espera poder chegar a ensaios clínicos", adianta a investigadora.

Os principais problemas associados à quimioterapia são os efeitos secundários nos órgãos saudáveis, mas "a utilização das nanopartículas desenvolvidas poderá contribuir para aumentar a eficácia da quimioterapia e reduzir os efeitos secundários associados", admite Conceição Pedroso de Lima.

• Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

• Viaduto de Alcântara condicionado

O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

• "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"

Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

• Menina "rouba" chapéu ao Papa
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril

O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.