sicnot

Perfil

País

PSP detém 17 pessoas e apreende 38 armas em operação realizada em todo o país

A PSP anunciou hoje a detenção de 17 pessoas e apreensão de 38 armas no âmbito de uma operação de fiscalização realizada em todo o país junto de armeiros, pirotecnias e locais de emprego de explosivos.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública adianta que durante a operação, denominada "Armex", foram também detetadas 67 infrações, a maioria relacionada com a renovação e caducidade de licenças, e a apreendidas 1.067 munições, maioritariamente de caçadeiras.

Segundo a PSP, 28 das 38 armas apreendidas eram caçadeiras.

Durante a operação de 24 horas, que se realizou na passada quinta-feira, a PSP apreendeu ainda 21.595 artigos pirotécnicos, nomeadamente rastilho, cordão detonante, detonadores, ligadores.

A PSP refere também que no âmbito da operação foram fiscalizadas 18 pedreiras, 33 armeiros, nove pirotecnias, dois estanqueiros e uma fábrica.

No comunicado, a Polícia diz ainda que vai manter "um elevado nível de fiscalização nesta área operacional" para garantir "o correto uso e manuseamento de todos os compostos e derivados de explosivos", tendo em conta os cuidados a ter no porte e uso de armas de fogo para diminuir o número de acidentes com este tipo de matérias sensíveis.



Lusa
  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.