sicnot

Perfil

País

Três concelhos de Santarém e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

Três concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação, Sardoal (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no domingo 105 incêndios, que foram combatidos por 1.490 operacionais, com o apoio de 393 veículos.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado na faixa costeira, e aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da faixa costeira e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã e no final do dia no litoral, em especial no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da faixa costeira ocidental e pequena descida das temperaturas.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 18 e 22, em Viseu entre 16 e 27, na Guarda entre 18 e 27, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 19 e 32, em Portalegre entre 18 e 31, em Évora entre 14 e 30, em Beja entre 16 e 32, em Faro entre 19 e 29 e em Santarém entre 16 e 28.



Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".