sicnot

Perfil

País

Autarcas do Porto e Gaia marcam arranque de São João com encontro na ponte Luiz I

Os autarcas do Porto e de Gaia marcaram hoje o arranque da festa popular de São João com um encontro a meio da ponte Luiz I, brindando com vinho do Porto a uma "grande região". 

Paulo Duarte

"Existe uma excelente relação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, fazendo as divergências parte do passado", disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O autarca do outro lado da margem do rio Douro, Eduardo Vítor Rodrigues, salientou que "Gaia não seria forte sem um Porto forte e o Porto não seria forte sem uma Gaia forte".

O independente Rui Moreira foi comer as tradicionais sardinhas ao Centro Social do Barredo, junto ao elevador da Lada, a acompanhar vereadores, presidentes da junta, o autarca de Faro Rogério Bacalhau e embaixadores dos EUA e de França.

À semelhança do que aconteceu em 2014, a Câmara de Gaia promoveu uma sardinhada num espaço do Cais de Gaia onde, entre os convidados, está o líder do PS, António Costa.

"Se quiseres comer sardinha boa é ali na Coreia do Norte", disse, em tom de brincadeira, Rui Moreira ao autarca de Gaia. 

Na resposta, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues frisou que a sardinha é boa "em todo o lado" e que a região norte tem "muita a ganhar" quando as duas cidades se juntam. 

No conjunto, os autarcas esperam uma noite "longa, divertida, alegre e feliz", concordando ser um momento de "grande atração turística".

Nesta festa popular, com o Porto a oferecer um concerto de José Cid e Gaia a apresentar a fadista Mariza, as cidades unem-se às 00:00 com fogo-de-artifício, produção conjunta dos dois municípios de cerca de um quarto de hora de espetáculo de luz e som, cujo investimento rondou os 50 mil euros.

"Nesta noite, as pessoas sentem que estão em comunhão", frisaram os autarcas.

Os bailes e arraias populares e espontâneos podem ser apreciados um pouco por todo o lado.






Lusa
  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.