sicnot

Perfil

País

Espanhóis representam 60% da ocupação hoteleira do Porto na altura do S. João

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal disse hoje à Lusa que os turistas espanhóis que assistem ao S. João do Porto representam 60% da ocupação hoteleira, por estes dias, na área metropolitana.

Paulo Duarte

"As festividades do S. João começam a ser uma referência em termos de ícone de promoção turística, sobretudo de espanhóis", comentou Melchior Moreira.

O dirigente revelou também que a ocupação está acima dos 90% na maioria dos hotéis, incluindo em cidades fora da área metropolitana, destacando Braga.

Melchior Moreira atribuiu estes números às campanhas de promoção realizadas em território espanhol, recordando a participação, nos últimos meses, em sete feiras do setor, em várias regiões do país vizinho.

"Estou satisfeito por isso. Vamos intensificar a promoção em território espanhol", sublinhou.

Falando hoje à Lusa à margem da inauguração da loja interativa de turismo de Baião, a 50ª. da rede, Melchior Moreira destacou também que cerca de 40% da ocupação hoteleira na zona do Porto é de turistas nacionais.

"Isso prova o incremento que fizemos no combate à sazonalidade, no apoio às iniciativas do território e no apoio a eventos que deem alguma promoção regional e nacional", comentou.

A tendência de crescimento do turismo no norte do país, na linha do que está acontecer em Baião, vai acentuar-se nos próximos anos, previu ainda.

A propósito, aludiu a uma nova ferramenta da entidade regional de turismo, que passa pela utilização de um autocarro que transportará uma loja interativa móvel, com todas as tecnologias que trabalharão em rede.

Melchior Moreira avançou que o veículo está a ser desenvolvido em articulação com uma empresa portuguesa e deverá estar pronto em agosto ou setembro.

"Vamos transformar um autocarro e pô-lo ao serviço da região, funcionando em rede. Vai ser uma novidade mundial", exclamou.

A viatura vai promover a região norte de Portugal, assinalou, sobretudo em Espanha, mas também no mercado interno concorrente, com destaque para Lisboa e Algarve.





Lusa
  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.