sicnot

Perfil

País

Espanhóis representam 60% da ocupação hoteleira do Porto na altura do S. João

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal disse hoje à Lusa que os turistas espanhóis que assistem ao S. João do Porto representam 60% da ocupação hoteleira, por estes dias, na área metropolitana.

Paulo Duarte

"As festividades do S. João começam a ser uma referência em termos de ícone de promoção turística, sobretudo de espanhóis", comentou Melchior Moreira.

O dirigente revelou também que a ocupação está acima dos 90% na maioria dos hotéis, incluindo em cidades fora da área metropolitana, destacando Braga.

Melchior Moreira atribuiu estes números às campanhas de promoção realizadas em território espanhol, recordando a participação, nos últimos meses, em sete feiras do setor, em várias regiões do país vizinho.

"Estou satisfeito por isso. Vamos intensificar a promoção em território espanhol", sublinhou.

Falando hoje à Lusa à margem da inauguração da loja interativa de turismo de Baião, a 50ª. da rede, Melchior Moreira destacou também que cerca de 40% da ocupação hoteleira na zona do Porto é de turistas nacionais.

"Isso prova o incremento que fizemos no combate à sazonalidade, no apoio às iniciativas do território e no apoio a eventos que deem alguma promoção regional e nacional", comentou.

A tendência de crescimento do turismo no norte do país, na linha do que está acontecer em Baião, vai acentuar-se nos próximos anos, previu ainda.

A propósito, aludiu a uma nova ferramenta da entidade regional de turismo, que passa pela utilização de um autocarro que transportará uma loja interativa móvel, com todas as tecnologias que trabalharão em rede.

Melchior Moreira avançou que o veículo está a ser desenvolvido em articulação com uma empresa portuguesa e deverá estar pronto em agosto ou setembro.

"Vamos transformar um autocarro e pô-lo ao serviço da região, funcionando em rede. Vai ser uma novidade mundial", exclamou.

A viatura vai promover a região norte de Portugal, assinalou, sobretudo em Espanha, mas também no mercado interno concorrente, com destaque para Lisboa e Algarve.





Lusa
  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC