sicnot

Perfil

País

Espanhóis representam 60% da ocupação hoteleira do Porto na altura do S. João

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal disse hoje à Lusa que os turistas espanhóis que assistem ao S. João do Porto representam 60% da ocupação hoteleira, por estes dias, na área metropolitana.

Paulo Duarte

"As festividades do S. João começam a ser uma referência em termos de ícone de promoção turística, sobretudo de espanhóis", comentou Melchior Moreira.

O dirigente revelou também que a ocupação está acima dos 90% na maioria dos hotéis, incluindo em cidades fora da área metropolitana, destacando Braga.

Melchior Moreira atribuiu estes números às campanhas de promoção realizadas em território espanhol, recordando a participação, nos últimos meses, em sete feiras do setor, em várias regiões do país vizinho.

"Estou satisfeito por isso. Vamos intensificar a promoção em território espanhol", sublinhou.

Falando hoje à Lusa à margem da inauguração da loja interativa de turismo de Baião, a 50ª. da rede, Melchior Moreira destacou também que cerca de 40% da ocupação hoteleira na zona do Porto é de turistas nacionais.

"Isso prova o incremento que fizemos no combate à sazonalidade, no apoio às iniciativas do território e no apoio a eventos que deem alguma promoção regional e nacional", comentou.

A tendência de crescimento do turismo no norte do país, na linha do que está acontecer em Baião, vai acentuar-se nos próximos anos, previu ainda.

A propósito, aludiu a uma nova ferramenta da entidade regional de turismo, que passa pela utilização de um autocarro que transportará uma loja interativa móvel, com todas as tecnologias que trabalharão em rede.

Melchior Moreira avançou que o veículo está a ser desenvolvido em articulação com uma empresa portuguesa e deverá estar pronto em agosto ou setembro.

"Vamos transformar um autocarro e pô-lo ao serviço da região, funcionando em rede. Vai ser uma novidade mundial", exclamou.

A viatura vai promover a região norte de Portugal, assinalou, sobretudo em Espanha, mas também no mercado interno concorrente, com destaque para Lisboa e Algarve.





Lusa
  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.