sicnot

Perfil

País

Espanhóis representam 60% da ocupação hoteleira do Porto na altura do S. João

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal disse hoje à Lusa que os turistas espanhóis que assistem ao S. João do Porto representam 60% da ocupação hoteleira, por estes dias, na área metropolitana.

Paulo Duarte

"As festividades do S. João começam a ser uma referência em termos de ícone de promoção turística, sobretudo de espanhóis", comentou Melchior Moreira.

O dirigente revelou também que a ocupação está acima dos 90% na maioria dos hotéis, incluindo em cidades fora da área metropolitana, destacando Braga.

Melchior Moreira atribuiu estes números às campanhas de promoção realizadas em território espanhol, recordando a participação, nos últimos meses, em sete feiras do setor, em várias regiões do país vizinho.

"Estou satisfeito por isso. Vamos intensificar a promoção em território espanhol", sublinhou.

Falando hoje à Lusa à margem da inauguração da loja interativa de turismo de Baião, a 50ª. da rede, Melchior Moreira destacou também que cerca de 40% da ocupação hoteleira na zona do Porto é de turistas nacionais.

"Isso prova o incremento que fizemos no combate à sazonalidade, no apoio às iniciativas do território e no apoio a eventos que deem alguma promoção regional e nacional", comentou.

A tendência de crescimento do turismo no norte do país, na linha do que está acontecer em Baião, vai acentuar-se nos próximos anos, previu ainda.

A propósito, aludiu a uma nova ferramenta da entidade regional de turismo, que passa pela utilização de um autocarro que transportará uma loja interativa móvel, com todas as tecnologias que trabalharão em rede.

Melchior Moreira avançou que o veículo está a ser desenvolvido em articulação com uma empresa portuguesa e deverá estar pronto em agosto ou setembro.

"Vamos transformar um autocarro e pô-lo ao serviço da região, funcionando em rede. Vai ser uma novidade mundial", exclamou.

A viatura vai promover a região norte de Portugal, assinalou, sobretudo em Espanha, mas também no mercado interno concorrente, com destaque para Lisboa e Algarve.





Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.