sicnot

Perfil

País

PCP e BE querem ouvir Nuno Crato no parlamento sobre abertura do ano letivo

Os grupos parlamentares do PCP e do Bloco de Esquerda (BE) querem ouvir o ministro da Educação sobre o início do ano letivo, anunciaram hoje as duas estruturas partidárias.

Lusa

O PCP, segundo fonte do grupo parlamentar, vai apresentar um pedido potestativo (que não admite contestação) para ouvir Nuno Crato na comissão de Educação sobre a abertura e as condições do próximo ano letivo. 

Já o BE, num requerimento apresentado hoje, pede a presença urgente do ministro Nuno Crato, para prestar esclarecimentos sobre o que chama de atraso no início do próximo ano letivo.

No requerimento o BE diz que quer ouvir Nuno Crato porque as aulas só começarem a 21 de setembro e não a 15.

"Tendo em consideração o histórico de gestão da atual tutela nesta matéria considera o Bloco de Esquerda necessário que o Ministro preste esclarecimentos em sede parlamentar", diz o requerimento.

O Ministério da Educação propôs aos professores que as aulas do próximo ano letivo comecem entre 15 e 21 de setembro.





Lusa
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.