sicnot

Perfil

País

Sete concelhos em risco muito elevado de iincêndio

Sete concelhos dos distritos de Santarém, Viseu, Faro e Castelo Branco apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

(arquivo)

(arquivo)

Lusa (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco) e Moimenta da Beira (Viseu).

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até final da manhã.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

O IPMA prevê ainda pequena descida da temperatura mínima nas regiões do litoral norte e centro e subida da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 25 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Bragança entre 13 e 28, em Viseu na Guarda entre 11 e 26, em Coimbra entre 12 e 25, em Castelo Branco entre 14 e 30, em Portalegre entre 13 e 29, em Évora entre 12 e 30, em Beja entre 13 e 30, em Faro entre 17 e 25 e em Santarém entre 13 e 27.



Lusa

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.