sicnot

Perfil

País

Hospitais com critérios de qualidade aumentaram entre 2012 e 2015

A grande maioria dos hospitais avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) cumpre os critérios de qualidade exigidos, tendo havido um aumento de 23% das unidades que atingiram o primeiro nível de avaliação entre 2012 e 2015. 

(LUSA/ ARQUIVO)

(LUSA/ ARQUIVO)

LUSA

Segundo resultados hoje divulgados pela ERS, o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) abrange atualmente 163 estabelecimentos hospitalares públicos, privados e do setor social, mas só 130 são avaliados na dimensão da excelência clínica. 


Dos 130 estabelecimentos avaliados, 82% demonstraram cumprir os critérios de qualidade exigidos, tendo obtido a 'estrela' do primeiro nível de avaliação. 


Seis unidades não obtiveram a 'estrela' deste primeiro nível de avaliação por não ter sido possível aferir todos os requisitos de qualidade exigidos pelo regulador. 


Outros 15 prestadores optaram por não se submeter a avaliação, não tendo enviado quaisquer dados relativos ao período em análise. 


Segundo a ERS, os prestadores que atingiram o primeiro nível de avaliação mostraram um aumento de 23% de 2012 para 2015, subida que se verificou tanto no setor público, como no privado e social. 


Contudo, o setor público foi o que registou uma subida mais acentuada dos hospitais que atingiram avaliação em excelência clínica, passando de 29% em 2012 para 40% em 2015. 


A ERS faz ainda uma avaliação num segundo nível às unidades hospitalares, estabelecendo um 'ranking' por três níveis de qualidade relativamente a várias áreas e, como cirurgia de ambulatório, ortopedia, ginecologia, enfarte agudo do miocárdio ou obstetrícia. 


Comparando com a última avaliação, feita em dezembro do ano passado, houve um aumento do número de hospitais com nível de qualidade IIII (superior) nas áreas do enfarte agudo do miocárdio, da cirurgia do cólon e de obstetrícia. 


O regulador sublinha que têm melhorado nas unidades de saúde os indicadores relativos à infeção hospitalar. 


Os atuais resultados do SINAS Hospitais, que é publicado semestralmente, reportam-se a episódios com alta entre 1 de Julho de 2013 e 30 de Junho de 2014. 



Lusa

 

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..