sicnot

Perfil

País

Maria Barroso continua em "estado muito crítico"

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares e uma das fundadoras do PS, continua em "estado muito crítico" nos cuidados intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, indica um boletim clínico divulgado durante a tarde desta sexta-feira.

A mulher do ex-Presidente da República foi internada na madrugada de sexta-feira no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda, estando desde então em coma profundo. (Arquivo)

A mulher do ex-Presidente da República foi internada na madrugada de sexta-feira no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda, estando desde então em coma profundo. (Arquivo)

GUILHERME VENANCIO / AP

Maria Barroso mantém-se "internada na Unidade de Cuidados Intensivos deste Hospital em estado muito crítico, sem que tenham ocorrido alterações significativas da sua situação clínica", informou o hospital, que diz que haverá novas informações "quando se justificar".

Na manhã de hoje o Hospital já dava conta do "estado muito crítico" de Maria Barroso, "na sequência de um traumatismo craniano complicado por hematoma subdural".

Maria Barroso foi internada na última madrugada depois de uma queda e segundo a família está em "estado muito grave" e em coma.

Maria Barroso, de 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar. 

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu o futuro marido, Mário Soares.
Lusa
  • Situação de Maria Barroso é "irreversível"
    0:48

    País

    Eduardo Barroso, sobrinho de Maria Barroso, diz que a situação de saúde da tia é provavelmente irreversível. Em declarações aos jornalistas, Eduardo Barroso, que também é médico, conta que a mulher de Mário Soares caiu ontem à noite, chegou ao hospital da Cruz Vermelha com uma ferida que aparentava ser superficial e que se agravou durante a madrugada. Agora, resta esperar.

  • Maria Barroso completou 90 anos em maio
    2:22

    Maria Barroso

    Maria Barroso fez 90 anos a 2 de maio. A ligação à política começou antes de conhecer Mário Soares. Em jovem, sonhou ser atriz e representou ao lado de Amélia Rey Colaço, mas declamava também poemas revolucionários contra o Estado Novo e foi proibida de representar. Casou com Soares por procuração, quando este se encontrava preso, e tornou-se ativista política muito antes da fundação do PS, onde era a única mulher.

  • Personalidades elogiam Maria Barroso
    2:31

    Maria Barroso

    Maria Barroso está internada em estado muito grave. A mulher de Mário Soares caiu em casa, ontem à noite, e já durante a madrugada entrou em coma profundo. Os médicos dizem que o estado de saúde da fundadora do PS é irreversível. Muitas personalidades elogiam a fundadora do PS.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.