sicnot

Perfil

País

Morreu antigo presidente do PS Ferraz de Abreu

O antigo presidente do PS Ferraz de Abreu morreu esta sexta-feira, aos 98 anos, disse à agência Lusa fonte oficial da direção dos socialistas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

Natural de Sever do Vouga (distrito de Aveiro) e licenciado em medicina pela Universidade do Porto em 1941, João Eduardo Coelho Ferraz de Abreu desempenhou as funções de presidente do PS entre 1987 a 1991, sob as lideranças de Vítor Constâncio e Jorge Sampaio.

Médico-cirurgião, trabalhou em vários estabelecimentos hospitalares antes e depois do 25 de Abril de 1974.

No PS, foi coordenador do setor de saúde no gabinete de estudos (de 1980 a 1988), membro do Secretariado Nacional e porta-voz para a saúde entre 1985 a 1987.

Exerceu funções de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS entre 1983 a 1986, tendo também sido líder da bancada socialista entre 1986 a 1987.

No parlamento, Ferraz de Abreu foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Saúde (1983 a 1986), membro da Assembleia Municipal de Sever do Vouga, membro da Comissão Nacional do PS (1983) e deputado eleito pelo PS entre 1983 e 1995.

Após abandonar a Assembleia da República, em 1997, presidiu à comissão do Conselho Nacional para a Política da Terceira Idade e, mais recentemente, integrou o Conselho Geral da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Lusa
  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.