sicnot

Perfil

País

Interior e Alentejo sob aviso laranja devido ao calor

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja seis distritos de Portugal continental devido à "persistência de valores elevados da temperatura máxima".

PAULO CUNHA

Segundo informação disponível no 'site' do IPMA estão sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Os distritos de Bragança e Guarda vão estar sob aviso laranja até às 20:00 de terça-feira, enquanto os de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja ficam sob o mesmo aviso até às 20:00 de segunda-feira.

Também devido ao tempo quente estão sob aviso amarelo os distrito de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.

Na Madeira, estão igualmente sob aviso amarelo a ilha do Porto Santo e a costa norte da ilha, refere o IPMA. 

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave e implica uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje tempo quente com céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã no litoral da região Norte.  O vento estará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.

Para os Açores, no grupo ocidental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, e períodos de chuva fraca a partir da noite, passando a aguaceiros fracos.   No grupo central, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca.

No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas ao longo do dia.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas zonas montanhosas e nas vertentes sul.

As temperaturas máximas previstas para hoje são 33 graus celsius em Lisboa, 31 em Faro, 23 no Porto, 43 em Beja, 41 em Évora, 40 em Portalegre e Castelo Branco, 25 no Funchal e 24 em Ponta Delgada.

Com Lusa
  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.