sicnot

Perfil

País

Interior e Alentejo sob aviso laranja devido ao calor

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja seis distritos de Portugal continental devido à "persistência de valores elevados da temperatura máxima".

PAULO CUNHA

Segundo informação disponível no 'site' do IPMA estão sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Os distritos de Bragança e Guarda vão estar sob aviso laranja até às 20:00 de terça-feira, enquanto os de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja ficam sob o mesmo aviso até às 20:00 de segunda-feira.

Também devido ao tempo quente estão sob aviso amarelo os distrito de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.

Na Madeira, estão igualmente sob aviso amarelo a ilha do Porto Santo e a costa norte da ilha, refere o IPMA. 

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave e implica uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje tempo quente com céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã no litoral da região Norte.  O vento estará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.

Para os Açores, no grupo ocidental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, e períodos de chuva fraca a partir da noite, passando a aguaceiros fracos.   No grupo central, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca.

No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas ao longo do dia.

Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas zonas montanhosas e nas vertentes sul.

As temperaturas máximas previstas para hoje são 33 graus celsius em Lisboa, 31 em Faro, 23 no Porto, 43 em Beja, 41 em Évora, 40 em Portalegre e Castelo Branco, 25 no Funchal e 24 em Ponta Delgada.

Com Lusa
  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Metade dos moradores de Sandinha recusaram sair das casas
    3:14
  • Habitantes de Várzeas tentam regressar à normalidade
    2:48
  • Corpos da tragédia em Pedrógão guardados em camião de alimentos
    8:11

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Duarte Nuno Vieira, médico legista, esteve esta quinta-feira, na Edição da Noite, para comentar o que já foi feito e o que falta fazer em Pedrógão Grande, depois de ter sido atingido pelos incêndios. O presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal defendeu que guardar os corpos das vítimas mortais num camião de alimentos foi uma "maneira de solucionar o problema da forma possível", visto que não há espaço no Instituto Nacional De Medicina Legal.

  • Johnny Depp sugere assassínio de Trump
    0:31