sicnot

Perfil

País

Maria Barroso continua em "coma profundo irreversível"

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República e uma das fundadoras do partido socialista, continuava às 17 horas desta segunda-feira em "coma profundo irreversível e numa situação muito crítica", informou o Hospital da Cruz Vermelha.

A mulher do ex-Presidente da República foi internada na madrugada de sexta-feira no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda, estando desde então em coma profundo. (Arquivo)

A mulher do ex-Presidente da República foi internada na madrugada de sexta-feira no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda, estando desde então em coma profundo. (Arquivo)

GUILHERME VENANCIO / AP

Segundo refere a Cruz Vermelha, o estado de saúde de Maria de Jesus Barroso Soares "não regista alterações significativas" em relação ao quadro clínico de domingo, com os parâmetros vitais a manterem-se "estáveis, continuando em coma profundo irreversível e numa situação muito crítica".

A mulher do ex-Presidente da República foi internada na madrugada de sexta-feira no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda, estando desde então em coma profundo.

Maria Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar. 

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Mário Soares.
Lusa
  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabina e 170 pilotos.

  • Trump remarca encontro com Kim Jong-un no Twitter
    2:33

    Mundo

    A Coreia do Sul e a Coreia do Norte reuniram-se pela segunda vez em menos de um mês. Os Presidentes dos dois países dizem que estão a cooperar para que a cimeira entre Washington e Pyongyang, em Singapura, seja um sucesso. Donald Trump regressou ao Twitter para remarcar a cimeira a 12 de junho.